quarta-feira, 18 de maio de 2011

Publicações da Associação Médico

 Publicações da Associação Médico Espírita do Brasil


MORTE: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Dr. Hernani Guimarães Andrade

Este livro é recomendado a duas categorias de leitores: àqueles que temem a morte e, também, aos que não a temem, mas admitem que a vida cessa definitivamente após o término da existência corporal. O livro emprega o método científico e deixa de lado componentes emocionais, dando validação racional à existência da vida depois da vida.

CÉREBRO E A MENTE
Autores Diversos

O que é a mente e qual a sua fisiologia. Estes são assuntos muito atuais nos textos científicos. A tendência de muitos estudiosos é a de atribuir todas as funções psíquicas à química cerebral e às conexões entre os neurônios. A Doutrina Espírita, porém, apresenta um outro paradigma que considera a mente um atributo função da alma que dirige e determina a evolução do cérebro físico. Esta visão espiritualista permite-nos conhecer com segurança uma série de fenômenos que a mente humana expressa em suas manifestações.

DOENÇAS DA ALMA
Dr. Roberto Brolio

Neste livro temos como temática principal as doenças e os doentes. A obra segue uma metodologia científica, colocando ao leitor conceitos sobre a realidade da alma, estrutura genética e fisiológica, a participação do perispírito e os fenômenos que eclodem em doenças. Analisa o valor dos diferentes métodos utilizados na prática de curas espirituais, estabelecendo que o comportamento dos seres humanos está relacionado à evolução espiritual de cada um e seus pensamentos re?etem em distúrbios ou na saúde do corpo.

O CLAMOR DA VIDA:
REFLEXÕES CONTRA O ABORTO INTENCIONAL
Dra. Marlene Nobre

Há um quê de deprimente na estatística mundial: 60 milhões de abortos provocados por ano. Em nome da paz, esse genocídio cruel precisa acabar. Este livro discute os argumentos cientí?cos contra o aborto. Ao mergulhar nas origens da vida planetária, busca o signi?cado da própria vida e resgata , com o conhecimento dos primórdios, os Direitos Inalienáveis do Embrião-Persona.

A VIDA CONTRA O ABORTO: 
DEZ PERGUNTAS 
SOBRE A ORIGEM DA VIDA 

NATUREZA DO EMBRIÃO: D
ra. Marlene Nobre

O feto teria memória antes da formação do cérebro ? Podem os genes determinar completamente o desenvolvimento humano? A Ciência tem fortes e definitivos argumentos contra o aborto. Saiba quais são lendo as respostas deste livro às questões sobre a origem da vida e a natureza do embrião.

GESTAÇÃO: 
ENCONTRO ENTRE ALMAS
Cristiane Assis

Não há dúvidas de que a violência e o desrespeito à vida humana aumentaram consideravelmente nas últimas décadas. Para que essa situação seja diferente, é preciso que cada um faça a sua parte. São os pais que possuem a chave para curar nosso planeta ferido. Quando cada mãe e cada pai entrar em sintonia com seu bebê, o mundo inteiro se transformará. Gestação: Encontro entre Almas busca apresentar aos pais um guia de saúde e espiritualidade para auxiliá-los na ilustre tarefa de gestar e educar cidadãos.

A MENTE MOVE A MATÉRIA
Dr. Hernani Guimarães Andrade

O autor Hernani Guimarães Andrade, foi pesquisador de assuntos paranormais, conhecido internacionalmente, fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas. Com a clareza cristalina da honestidade que sempre deveria ser o brasão da ciência experimental, com a rigorosa citação de fontes com a segurança do pensador independente, nesta obra o autor percorre e analisa todas as escolas e tendências que, na ingente escalada da ciência, buscam indícios e fatos científicos capazes de identificar o dedo do Relojoeiro: o espírito.

A ALMA DA MATÉRIA
Dra. Marlene Nobre

Qual a contribuição do Espiritismo à Medicina? Deve-se copiar gente? Fabricar embriões humanos? Este livro responde a essas questões e muitas outras, apresentando temas como: Fundamentos da Medicina Espírita e da Bioética, Clonagem Humana e Constituição do Perispírito. Com eles, emerge uma visão integral do ser humano: Espírito-matéria. Nos estados patológicos, relaciona fatores biológicos, sociais e psicológicos, mas, sobretudo, espirituais; nos processos de cura, mobiliza todos os recursos disponíveis, bem como os inerentes à alma e sua essência: a fé, a oração, o amor.

O DOM DA MEDIUNIDADE
Dra. Marlene Nobre

A FE Editora Jornalística lança, neste mês, o livro O Dom da Mediunidade – Um sentido novo para a vida humana, um novo sentido para a humanidade. Da autora Marlene Nobre, presidente das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional, o livro reúne os estudos sobre mediunidade contidos nos 14 livros da coleção de André Luiz. Assim como em A Obsessão e suas Máscaras, O Dom da Mediunidade segue a mesma linha, para um dia ser estudado nas universidades. Entre outros, são examinados os fenômenos anímicos e espiríticos: exteriorização da sensibilidade, desdobramento e bicorporeidade, materialização, curas, vidência, audiência, psicografia, psicofonia e psicometria.

NOSSA VIDA NO ALÉM
Dra. Marlene Nobre

Como diz a própria autora, este livro é um “atestado de óbito à própria morte”, porque nos traz o conhecimento do desencarne desde seus preparativos e os primeiros momentos no limiar da nova vida, suas dificuldades e adaptações (fruto de atos, pensamentos e experiências na vida terrena), até a tomada de consciência da caminhada definitiva em direção à luz. Rompe, definitivamente, com teorias reducionistas, possibilitando reflexões sobre os dois planos da vida e o intrincado jogo das relações afetivas.

A QUESTÃO ESPIRITUAL DOS ANIMAIS
Dra. Irvênia Prada

Este livro pretende demonstrar que os animais não são simples máquinas, movidos por um combustível chamado instinto. A arquitetura da casa mental, projetada em etapas que correspondem às do desenvolvimento filogenético do cérebro, surgem como testemunha da paridade evolutiva entre o Princípio Espiritual e o Princípio Material. Temas como desencarne e reencarnação, erraticidade, “espíritos da natureza”, bem como o dilema ético e doutrinário de comer ou não comer carne são tratados de maneira crítica nos levando à reflexão.

A CIÊNCIA DA ALMA: DE MESMER A KARDEC
Dr. Nubor O. Facure

O autor comenta a vida e a obra dos mestres da Medicina, dos filósofos gregos, aos físicos de diversas escolas, de Mesmer e seus seguidores e, obviamente, de Allan Kardec, resgatando para o meio científico e a casa espírita, um legado cultural importante, que está a merecer uma revisão. De Mesmer a Kardec, inaugurou-se o período definitivo de investigação científica da alma. Afirma que é preciso prosseguir nesta mesma direção, aproveitando os recursos atuais oferecidos pelos avanços da Neurociência.

MUITO ALÉM DOS NEURÔNIOS
Dr. Nubor O. Facure

Neste livro, o autor mostra que o cérebro por si só não explica as complexas operações mentais que realiza. O homem é fruto de experiências que carrega em sua mente nas diversas existências e o cérebro, com toda sua estrutura, atua como meio de ligação entre os dois planos, o espiritual e o corpóreo. Traz à tona uma discussão sobre mente, matéria mental, formação da inteligência e o processo do aprendizado (como o cérebro aprende). Aborda, ainda, a decorrência do conforto entre as leis do campo mental bem como o resultado de suas extravagâncias.

FISIOLOGIA TRANSDIMENSIONAL: 
ASPECTOS DA FISIOLOGIA HUMANA SOB UMA VISÃO ESPÍRITA
Dr. Décio Iandoli Junior

Este livro é um exercício de comunhão entre ciência e religião, tentando mostrar de maneira simples e objetiva, como são compatíveis os conhecimentos da ciência médica convencional e os preceitos espíritas. O espiritismo, enquanto ciência, filosofia e religião não nega os conhecimentos já estabelecidos pelo trabalho de séculos de pesquisas, ao contrário, dá fôlego novo à ciência, trazendo o paradigma espiritualista ao pensamento científico, e jogando luz sobre os pontos obscuros do conhecimento humano.

A REENCARNAÇÃO COMO LEI BIOLÓGICA 
Dr. Décio Iandoli Junior (AME-Santos)

Décio Iandoli Junior, médico – cirurgião, com doutorado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – EPM) – É professor titular da cadeira de Fisiologia da Universidade Santa Cecília ( Unisanta) e vice- presidente da Associação – Médico – Espírita de Santos. 
 autor procurou reunir alguns dos inúmeras evidências científicos que apontam o caminho da Reencarnação como Lei Biológica. Acredita que, atualmente, o único empecilho à aceitação da reencarnação pela ciência estabelecida é o preconceito, o que é inconcebível. Livro recomendado á todos que trabalham na área de saúde.


PARAPSICOLOGIA: UMA VISÃO PANORÂMICA
Dr. Hernani Guimarães Andrade

Este livro é equivalente a uma excursão pelo mundo e a história da Parapsicologia, tendo como guia a experiência de seu autor. Como um guia turístico, Hernani Guimarães Andrade, mostra toda a Parapsicologia através de sua trajetória, desde as cavernas do paleolítico até as mais avançadas concepções atuais, em que a Física e a Parapsicologia parecem unir-se para explicar o Paranormal dentro do Normal.

MEDICINA E ESPIRITISMO
Autores Diversos

Editado em 2003, Medicina e Espiritismo é uma coletânea de assuntos que relacionam medicina com a Doutrina Espírita. Nele estão reunidos temas da medicina analisados pela ótica espírita, tais como:
- Reencarnação e sua aceitação pelo meio científico
- Inteligência emocional na prática médica
- O médico diante da morte
- Experiência de quase-morte
- O Transplante de órgãos frente à Doutrina Espírita e a definição de morte encefálica
- Estudo da mente
- Dependência química, entre outros.
Alguns de seus expositores são: Hernani Guimarães Andrade, Núbor Facure, Henrique Fernandes, Gilson Luis Roberto, Wilson Ayub Lopes e Irvênia Prada.


Nota: Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.