domingo, 17 de julho de 2011

Tininha Mostra o que é Fidelidade Canina

Por.: Carolina Bataier / Cristiano Zanardi

Dentro do salão principal da Paróquia Universitária, a professora aposentada Sueli Garcia Rosseto tenta acalmar a pequena Tininha: temperamental,
a cachorra deu trabalho para sair na foto

Tininha mostra o que é fidelidade canina

Conheça a simpática vira-lata que acompanha as cerimônias na Paróquia Universitária da USC, onde mora há 14 anos.

Você sabe por que o cachorro entrou na igreja? Se esse cachorro na verdade for uma cachorra pequena e que atende pelo nome de Tininha, e se a igreja em questão for a Paróquia Universitária da USC, a resposta é: porque é lá que ela mora. 

Isso mesmo. Tininha é uma vira-lata que há cerca de 14 anos habita o local. 

Quem frequenta a paróquia provavelmente já a viu por lá, passeando livremente pelo prédio, ou “assistindo” às missas aos fins de semana.

No ano passado, durante a celebração de uma missa especial, que teve a participação de um padre da Canção Nova, Tininha fez graça. Deitou na toalha de veludo que cobria o altar onde estava o Sagrado Coração de Jesus, e lá ficou. 

Ao final da cerimônia, sete padres se uniram em círculo para orar ao redor do Sagrado Coração. Tininha permaneceu no centro, dormindo.

A cena é nítida na memória da professora aposentada Sueli Garcia Rosseto, 64 anos, que narra o fato entre risadas. “Quem nunca veio aqui antes estranha a presença dela”.

Tininha está lá desde quando tudo ainda tomava forma.

Foi um mestre de obras, que trabalhava na construção da paróquia, quem trouxe para o local uma cachorra grávida. 

Meses depois, nasceu Tininha. A obra foi concluída, o mestre de obras morreu e a mãe de Tininha sumiu. Ela, contudo,  ficou - e foi adotada pelas pessoas que trabalham no local. 

“Ela é um amor”, afirma Sueli, que mora perto da paróquia e ajuda nos cuidados com Tininha desde quando ela nasceu. 

Quando pode, Sueli leva a pequena ao veterinário para tomar banho.
A alimentação e outros cuidados ficam por conta de Marjorir dos Santos Leite, 71,  ministra de eucaristia. “Sou apaixonada por ela”, diz.

O carinho é retribuído: Tininha se apega às pessoas e as acompanha no dia a dia na paróquia. Durante a entrevista, não saiu de perto de Sueli.

DEPRESSÃO/ Tininha é dócil, porém, temperamental. Só vai no colo de Sueli, e ainda assim com resistência. Deu trabalho para tirar fotos, rosnou, não quis olhar para a câmera.

Sempre foi assim. Mas agora a cachorrinha tem mostrado um comportamento que tem preocupado as pessoas que cuidam dela: ela estaria depressiva.

Suely suspeita que, apesar de todos os cuidados que Tininha recebe, o problema seja falta de carinho.

Entre um trabalho e outro, Sueli, os demais funcionários e voluntários param para brincar um pouco com a cachorra. Mas ela não tem quem a leve para passear ou gaste horas ao seu lado. “Ela tem muitos donos, mas na verdade não tem nenhum” lamenta Suely. 

Com cerca de 14 anos, Tininha apresenta sinais de velhice, como catarata. 

Ainda assim, não deixa de alegrar o ambiente,  passeando  para todos os lados e frequentando as missas aos fins de semana em lugar privilegiado: em cima do altar.

Protetora realiza bazar hoje na São Benedito

Protetora dos animais de nascença, Borika Frank Hegyessy realiza neste sábado um bazar com objetivo de levantar recursos financeiros para o trato dos animais que ela recolhe da rua. Atualmente, ela abriga cerca de 30, entre gatos e cachorros. 

Borika os recolhe da rua, trata e castra e, depois, busca um novo lar para cada um dos bichinhos. Com isso, sozinha, ela precisa arcar com despesas como a pagamento de veterinários, vacinas, medicamentos, castração, além da alimentação. 

No bazar serão vendidos objetos como roupas, sapatos, utilidades domésticas e afins. Quem quiser participar da ação doando objetos também pode. Borika aceita ainda doação de ração para os animais.

Em sua casa, atualmente, Borika tem cerca de cinco animais para doação – os outros ainda estão em tratamento. Interessados em adotar esses bichinhos podem procurar a protetora hoje no bazar para conversar sobre o assunto também.

O evento será realizado na igreja São Benedito (Praça Epitácio Pessoa, 3-80), na Vila Falcão, das 8h ao meio-dia. Mais informações pelo telefone: (14) 3222- 4410
Carolina Bataier /Agência BOM DIA

Por.: Carolina Bataier / Cristiano Zanardi (Agência BOM DIA)

FONTE.: SITE REDE BOM DIA

Imagem do próprio Artigo (SITE REDE BOM DIA)


Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

2 comentários:

  1. Que lindo relato!tininha é mesmo uma cachorrinha fiel!
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Amada Flor de Lótus,

    Sua visita encheu esse Hospital Espiritual de Luz.
    Somos sempre surpreendidos com o amor infinito, carinho, alegria e acima de tudo pureza de alma dos nossos irmãos os animais.

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.