Assim, no animal variedade de forma; ao contrário, no homem, variedade de Espírito. Tomai dois homens que tenham os mesmos gostos, aptidões, inteligência; tomai um cão, um cavalo, um gato, numa palavra, mil animais e dificilmente notareis diferenças em sua inteligência. Assim, o Espírito dorme no animal; no homem brilha em todos os sentidos; seu Espírito adivinha Deus e compreende a razão de ser da perfeição.
Assim, pois, no homem, a harmonia simples da forma, começo do infinito no Espírito; e vede agora a superioridade do homem que domina o animal, materialmente por sua estrutura admirável e intelectualmente por suas imensas faculdades. Parece que, nos animais, aprouve a Deus variar mais a forma, encerrando o Espírito; ao contrário, no homem, fazer do próprio corpo humano a manifestação material do Espírito.
Igualmente admirável nessas duas criações, a Providência tanto é infinita no mundo material quanto no espiritual. O homem está para o animal como a flor e todo o reino vegetal estão para a matéria bruta.
Nestas poucas linhas quis eu estabelecer o lugar que deve ocupar o animal na escala da perfeição. (Espírito de Charlet - R. E. 1860).
NÓS E OS ANIMAIS
Há entre vós uma coisa que sempre vos excita a atenção e a curiosidade. Esse mistério, pois que o é e grande para vós, é a ligação, ou antes, a distância existente entre a vossa alma e a dos animais, mistério que, a despeito de toda a sua ciência, Buffon, o mais poético dos naturalistas, e Cuvier, o mais profundo, jamais puderam penetrar, assim como o escalpelo não vos detalha a anatomia do coração. Ora, sabeis, os animais vivem, e tudo o que vive pensa. Não se pode, pois, viver sem pensar.
Assim sendo, resta demonstrar-vos que quanto mais o homem avança, não conforme o tempo, mas conforme a perfeição, mais penetrará a ciência espiritual, o que se aplica não somente a vós, mas ainda aos seres que estão abaixo de vós: os animais.
Oh! exclamarão alguns homens persuadidos de que o vocábulo homem significa todo o aperfeiçoamento, mas há um paralelo possível entre o homem e o bruto? Podeis chamar inteligência aquilo que não passa de instinto? Sentimento o que é apenas sensação? Numa palavra, podeis rebaixar a imagem de Deus? Responderemos: houve um tempo em que a metade do gênero humano era considerada no nível do irracional, onde o animal não figurava; um tempo, agora o vosso, em que a metade do gênero humano é encarada como inferior e o animal como bruto. Então? Do ponto de vista do mundo é assim, não há dúvida. Do ponto de vista espiritual a coisa é diferente. O que os Espíritos superiores diriam do homem terreno, os homens dizem dos animais.
Tudo é infinito na Natureza: o material como o espiritual. Ocupemo-nos, pois, um pouco, desses pobres brutos, falando espiritualmente, e vereis que o animal pensa realmente, desde que vive.
Artigo.: O Espírito dorme no Animal
(Imagem.: Arquivo Pessoal)
O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE PAGINA ESPÍRITA pelo belissímo Artigo que iluminou e engrandeceu este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.
Que fofo o Dingos! Eu Amo cachorros...
ResponderExcluirConcordo plenamente com o fechamento do texto "O que os Espíritos superiores diriam do homem, os homens dizem dos animais". Perfeito!
Querida, obrigada pelo carinho.
Beijos e ótimo domingo
Amada irmã Margarida,
ResponderExcluirO Dingos e o presente mais lindo que veio do céu! Ele a parte mais bonita e pura do meu coração. Realmente o texto e muito belo.
Lembre-se que sua visita sempre ilumina este lugar.
Abraços de luz
O Dingos é LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirLambeijos e aubençoado domingo da aumiguinha Brenda!
Amada irmãzinha Brenda,
ResponderExcluirO que você acha de namorar com ele? Ele também te acha uma fofura!!!
Abraços de luz e muitos lambeijos