domingo, 10 de julho de 2011

Cuidado com seu Animal no Inverno!

Início do período de frio, com temperaturas mais amenas, é necessária atenção redobrada com os bichos de estimação! Nesta época assim como para os seres humanos, é importante pensar que o seu animalzinho de estimação não está livre de doenças e cuidados. Os animais mais afetados são os de pelagem curta. Algumas espécies como Husky Siberiano, Malamutes ou São Bernardo por serem raças provenientes de regiões mais frias, onde ocorre neve, sofrem menos com o que consideramos baixas temperaturas aqui no Brasil.

Os cães podem, neste período, apresentarem alguns sintomas que se assemelham muito a uma gripe ou resfriado humano, com tosse, espirros, inapetência e coriza. Trata-se da traqueobronquite ou tosse dos canis, que apesar de ocorrer em qualquer época do ano, tem maior predisposição para ocorrer no inverno. É uma doença altamente contagiosa caracterizada por inflamação do sistema respiratório superior dos cães.  Pode ser causada por agentes virais (Adenovírus tipo 2 e Parainfluenza vírus) e bacterianos (como Bordetella bronchiseptica).  Recebe este nome “Tosse dos Canis” porque a infecção pode espalhar-se rapidamente entre os cães em locais onde os animais convivam muito próximos, principalmente em canis.

Os animais mais susceptíveis a Tosse dos Canis são os filhotes recém desmamados, adultos debilitados acometidos por outras afecções (como verminoses, estressados, desnutridos, entre outras).

A transmissão ocorre principalmente por meio de aerossóis (gotículas eliminadas através de espirros). Pode também se espalhar através do contato com superfícies contaminadas e/ou contato direto com outros animais. É altamente contagiosa, mesmo dias ou semanas depois que os sintomas desapareçam. Os sintomas começam geralmente 3 a 5 dias após a exposição, podendo persistirem por 3 a 4 semanas. A doença pode evoluir para uma pneumonia.

O contato de cães infectados com animais sadios deve ser evitado para que a proliferação da doença não aconteça. Estes animais devem ficar isolados (em quarentena) em casa, evitando locais aonde circulam muitos animais como petshops, praças e etc.

Os sintomas podem incluir tosse áspera, seca, geralmente bastante audível, náusea, espirros, ronco, engasgos ou vômitos. O uso de coleiras (como enforcadoras) e atividades físicas podem preceder crises de tosse em resposta à pressão da luz da traquéia. A febre pode ou não estar presente e varia entre os diferentes casos. A doença pode ressurgir quando o cão passa por alguma situação de estresse.

O diagnóstico é feito através do histórico e sintomas já descritos anteriormente. Antibióticos são indicados para o tratamento de infecções bacterianas associadas.  Trata-se de uma afecção com bom prognóstico, ou seja, os animais se curam e voltam a ficar sadios.

A prevenção é feita através da vacinação e desinfecção de locais onde muitos animais convivam juntos, como abrigos e canis. E em épocas mais frias é importante manter seu animal aquecido, evitando correntes de ar frias, ventanias e chuvas. Evite banhos em dias muito frios e prefira passeios nos horários mais quentes do dia. Animais que vivem geralmente em quintais, necessitam de cuidados maiores fornecendo cobertores e ou roupas para manterem os cães aquecidos.

Em caso de dúvidas entre em contato com o veterinário do seu animal.

Artigo.: Cuidado com seu Animal no Inverno!
Por.: Dra. Júlia Só Severo (Médica Veterinária)
Imagem do próprio (SITE ROTEIRO DA MODA)
Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos SITE ROTEIRO DA MODA pelo Artigo que engrandeceu este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

2 comentários:

  1. Que coisinha mais fofa nessa foto. Lindo!
    Òtimas dicas para quem tem amiguinhos de 4 patinhas. ;-)
    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã Margarida,

    Não dá vontade de ter uns 20 desse para gente? É lindo demais. Também me apaixonei por esta imagem... Que carinha safadinha! (risos)
    Grata por sua terna visita!!!

    Abraço de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.