terça-feira, 5 de julho de 2011

Os Animais têm Emoções?

©iStockphoto.com/Mark Herreid Photography
Será que ele realmente sente a sua ausência
 ou simplesmente não sabe ficar sozinho?

Por Jessica Toothman
Traduzido por HowStuffWorks Brasil

Os Animais têm Emoções?

Introdução

Chegar em casa e ser recebido por um cão tão feliz que late e pula pelas paredes e um gato que ronrona sob o cobertor nos dá a forte sensação de sermos realmente a estrela do show e de que nossos bichinhos de estimação estão decididamente felizes em nos ver. Mas será que eles estão realmente expressando felicidade? E será que isso ali no canto da parede é realmente um sapato mastigado? O que será isso? O cachorro ficou bravo com a minha saída? 

Discutir a emoção animal é realmente complicado, mas tudo nos leva a crer que eles realmente têm emoções, apesar de alguns cépticos acharem que não. O debate que cerca o assunto deriva de duas principais complicações: um potencial para oantropomorfismo (o ser humano projeta as suas próprias características nos animais) e a dificuldade inerente ao estudo das emoções em espécies não humanas.

Aqueles que crêem, no entanto, normalmente opinam que os animais são capazes de sentir uma gama de emoções, como felicidade, tristeza, empatia, sofrimento, curiosidade, raiva, ansiedade e medo. Desta maneira, um cão desobediente que corrói tudo o que vê pela frente provavelmente não está tentando punir a pessoa que o deixou sozinho. Mas ele pode estar se sentido só e ansioso, e não sabe se comportar quando fica sozinho por muito tempo.

As emoções podem ir além da necessidade social, ajudando os animais a se adaptarem a diferentes situações. Animais que vivem por conta própria não aprendem as sutilezas que existem ao estarem envolvidos com outros. Eles acabam interagindo muito mal quando são forçados a se socializarem mais tarde na vida.

Além disso, muitos dos que defendem os animais terem emoções dizem que ao se comparar as porções do cérebro utilizadas pelas pessoas quando experimentam emoções como a raiva, por exemplo, com as porções do cérebro de um animal que sente essa mesma emoção, é possível verificar pontos de conexão correspondentes. A amídala é um bom exemplo, e é muito antiga em se tratando de evolução. Desta maneira, uma vez que nossos cérebros conectam-se de maneira semelhante aos dos animais no que diz respeito às emoções, a teoria é a de que realmente faz sentido que eles sintam algo semelhante a nós [fontes: Bekoff,Tangley - em inglês].

Mas se os animais, de fato, sentem emoções, até que ponto eles as experimentam, e será que existe alguma maneira de escalonar quais animais estão sujeitos a quais emoções? Se até mesmo pequenos insetos como os mosquitos forem capazes de sofrer, a sua próxima visita ao camping pode fazer com que você se sinta bastante culpado. Os elefantes, assim como os leões marinhos, gansos, ursos, macacos e alces parecem sentir muito a morte de um ente querido. Por outro lado, golfinhos, chimpanzés e ratos estão entre os mamíferos que gostam de brincar, aparentando realmente estarem felizes quando o fazem.

Mais links interessantes (em inglês)

Artigo.: Os animais têm emoções?
Por.: Jessica Toothman
Traduzido por HowStuffWorks Brasil
Imagem do próprio ( SITE PESSOAS HSW)

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE PESSOAS HSW pelos Artigos que engrandecem este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

13 comentários:

  1. Agradeço a brilhante resposta que me dá, ao que lhe contei. É muito gentil em dizer que acredita em mim.

    Em relação a este texto que nos apresenta eu estou pelos animais e acredito que têm uma alma
    e amor...
    "acima de tudo o amor incondicional que o homem nunca agradece"!

    "Só por esta razão"...apenas esta razão...

    "eles estão acima de todas as teorias".

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  2. Minha querida fada madrinha, em primeiro lugar gostaria de ter palavras que conseguissem definir o que representa para mim os seus lindo comentários. Pois não tenho, alguma coisa que eu diga só poderei dizer pode danificar, jamais alguém me tratou assim como você,ou pelo menos muito poucas pessoas, mesmo as da minha famila. Dai eu dizer amigo a gente escolhe, e família é nos imposta.
    Quanto ao raciocínio que faço dos animais, eles tem uma precessão que descobrem logo de caras de quem gostam e de quem não gostam, eu tenho essa experiência bem vinculada nos meus animais, e nos que tive em toda a minha vida são histórias incríveis, que daria pano para mangas. Então eu digo quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais, eles sim nunca nos pedem nada,nem nunca nos guardam rancor quando lhes ralhamos ou mesmo quando são mal tratados, como eu já tenho visto,ainda há bem pouco tempo chamei a policia por ver um Ucraniano mal tratar um cachorro, e, ele passo por mau bocado e ficou sem o cão.
    Mudando de assunto acho que Deus escolheu mais um anjo para a minha colecção, mesmo que só tenha uma asa eu voarei a seu lado para qualquer distancia. Não a maço mais desejo pra si tudo de bom que Deus possa por na sua vida, seja sempre esse ser abençoado por Deus beijinhos de luz e paz na sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Creio firmemente que os animais possuem emoções. Meu cachorrinho demonstra isso a todo instante. São nossos coimpanheiros, também na rota da evolução.
    Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  4. Mamis diz que todas as minha emoções aparecem no meu olhar, heheheh...
    Lambeijocas da Brendoca!

    ResponderExcluir
  5. Amada irmã Maria Luisa Adães,

    Os animais são presentes enviados do céu!!! Cada um que reencarna nesse planeta traz consigo a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança em nós. É mesmo assim, ainda existem seres que dizem “humanos” que exerce crueldade contra eles...
    Não sei o que seria da minha vida sem os animais. Aprendi muitas lições com eles e continuo aprendendo todos os minutos e segundos da minha vida. Eles são a parte mais nobre do meu coração.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  6. Amada irmã Franciete,

    A vida nos brinda com muitos surpresas, principalmente quando não estamos esperando, o hoje nos da uma chance maravilhosa de reconhecermos muitas das maravilhas da vida que estão disponíveis nesse exato momento. São presentes raros encontrados muitas vezes em lendas e contos de fadas. Mas eles existem! As vezes se desprendem do céu como estrelas. São presentes preciosos enviados de algum lugar além do nosso entendimento. Mas...
    Que presentes são esses que a vida traz? Que presentes são esses que precisamos tocá-los para sentirmos sua energia? Que presentes são esses que curam e transformam uma vida? Porque há muitos presentes na vida da gente que são balsámos curadores. São presentes que elevam nosso pensamento, enobrece nossa alma e de quebra conquista nosso coração. Presentes chegam em dias nublados, com o Sol, chegam quando estamos alegres, as vezes tristes. Mas chegam...
    Presentes chegam á noite, podem chegar de dia, no inverno ou no verão, de formas variadas. Mas chegam....
    Esses presentes são as amizades que a vida traz, são presentes que são plantados na bondade e colhidos no amor.
    Muito obrigada por fazer parte de um pedaço do meu coração.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  7. Amado irmão Élys,

    Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." (Charles Darwin)
    Sua visita iluminou este lugar.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  8. Amada Brenda,

    Sua Mamis esta certa!!! Seus olhinhos também conquistaram meu coração.

    Abraços e lambeijos

    ResponderExcluir
  9. Olá irmãos

    Recebi o recado no meu blog sobre o cachorrinho que precisa urgentemente de uma medicação chamada VETORYL. Se possível, faz um post no blog que eu irei twittar e colocar no Facebook tbm.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Cara irmã, mais uma vez uma belíssima postagem, meus parabéns! Esses nossos irmãozinhos , os animais tem muito a nos ensinar. Aprendo muito com meus gatos e minha cadelinha.Amo-os como filhos e trato-os como tal. Essas postagens tem sido maravilhosas.
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  11. Amado Irmão Jot@_Pe,

    Você não tem ideia como Hospital Espiritual ficou feliz com sua mensagem! Seja bem vindo!
    Tenho um amigo que esta sofrendo muito, seu cachorrinho é um Yorkshire chamado Snoopy. Snoopy tem uma história de luta e sofrimento (que vou postar aqui). Adquiriu esta síndrome chama HIPERADRENOCORTICISMO CANINO (resumida logo abaixo) que é muito grave, logo em seguida diabetes. Ficou internado entre a vida e a morte por 15 dias (foi um sofrimento que parecia não ter fim), ficou cego e teve que tirar um olhinho. Faz aplicação de insulina, além dos diversos remédios que tem que tomar, suas refeições é especializada para diabéticos Tem que tomar obrigatoriamente esse remédio chamado VETORYL HARD CAPSULES 60MG. Seu tratamento a é obrigatório para o resto da sua vidinha. Os custos são elevados, já fiz diversos apelos para alguns amigos... Ele precisa desse Remédio
    Seus donos o amam verdadeiramente, por este motivo que fiz o apelo aqui.
    Quero meu amado irmão agradecer este apoio, caso alguém possa ajudá-lo deixar um recado aqui no Hospital Espiritual do Mundo que responderemos de imediato.

    Abraços de luz e que Deus te ilumine ainda mais.

    HIPERADRENOCORTICISMO CANINO
    I-RESUMO
    O hiperadrenocorticismo também conhecido como síndrome de Cushing é uma desordem dos níveis do cortisol circulante, seja ele endógeno ou exógeno, a origem desta enfermidade pode estar associada a tumores pituitários (HPD), tumores adrenais ou ainda ser iatrogênica. Os sintomas são alopecia, pele adelgaçada, polidipsia, poliúria, abdômen penduloso, fraqueza muscular, deposição de cálcio na pele, comedões, entre outros O tratamento é muito variado, dependendo da origem a que esta relacionada à doença, e para um preciso tratamento é necessário que se dê um diagnóstico exato da alteração a que o cão esta acometido, para isso podem ser utilizados vários métodos e entre eles podemos citar o US, RX, ressonância magnética, exames laboratoriais entre outros Neste relatório estão descritos os métodos de diagnósticos e tratamentos, mais empregados, onde este ultimo deve ser adaptado ao proprietário, pois nem todos os tratamentos estão ao alcance de todos os Médicos Veterinários, pois são executados a nível experimental, usando o Cobalto 60 e a Megavoltagem.

    AUTOR: FERRAZZOLI, MARCIO ORLANDO
    ORIENTADOR: DUARTE, RICARDO (M.Sc.)
    http://www.redevet.com.br/artigos/hiperadreno1.htm

    ResponderExcluir
  12. Amada irmã Chandra Shamelad,

    Realmente aprendemos todos os dias com nossos irmãozinhos.
    Seja um cachorro, um gatinho, uma ave ou um patinho, isso não importa. O que importa mesmo e se o coração do ser humano esta aberto para esta troca tão sublime de amor. Hoje minha amada irmã até o gostar de algumas que dizem ”mãe” é questionável. O que vemos na TV? Mães jogando seus filhinhos em fundos de quintais, rios e lixos... Imagino o que pensam aquelas VERDADEIRAS MÃES vendo isso na TV? Imagino o que sentem aquelas VERDADEIRAS MULHERES QUE SONHAM EM SER MÃES e não podem? Ao contrário da mãe natureza no seu sábio esplendor que adota instintivamente filhotinhos de outras raças. O homem tem muito que aprender com nossos eternos amigos!
    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  13. CERTO DIA, ENCONTREI UM CÃO ABANDONADO NA RUA. NINGUÉM O QUIS, PASSEI PERTO DELE TRÊS VEZES E EM TODAS ELE SE APROXIMOU DE MIM, ME DEU SUA PATINHA E FICAVA OLHANDO PARA MIM, AÍ PEGUEI-O , TROUXE PARA MINHA CASA E HOJE É UM AMIGÃO MEU, NÃO ME LARGA E VIVE DANDO A PATINHA PARA MIM A TODO MINUTOS QUANDO ESTAMOS JUNTOS.. QUEM O ABANDONOU, NÃO SABE O QUE PERDEU, MAS EU GANHEI UM GRANDE AMIGO, CARINHOSO E DÓCIL.

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.