domingo, 10 de julho de 2011

Animais e Pessoas com Necessidades Especiais


O uso de animais em tratamentos e terapias de reabilitação e acessibilidade é uma técnica utilizada historicamente desde 400 a.C. Mesmo depois de séculos de existência, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios na melhoria da qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais. As técnicas daequoterapia, utilização do cavalo em práticas terapêuticas, ou do cão-guia, por pessoas com deficiência visual, por exemplo, já ajudaram milhares de pessoas, no Brasil e no mundo.

Cão-Guia – o cão-guia vem ganhando cada dia mais adeptos entre as pessoas com deficiência visual. Uma das defensoras dessa causa é a advogada Thaís Martines, que chegou a ser barrada no metrô de São Paulo, em 2006 e ganhou a permissão de caminhar com seu cão pelo metrô, por meio de um processo na 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Hoje, não só as leis estão melhores como também há conscientização entre as pessoas. Já cheguei a ser barrada em lugares por causa do meu cão, mas outras pessoas presentes insistiram na permanência do animal no recinto. Isso mostra que a população está mais consciente”, comenta a advogada, que ficou cega devido a uma caxumba aos quatro anos.

Ela ministra palestras sempre acompanhada de seu cão Boris, um labrador que a acompanha há 7 anos. “O Boris é a realização de um sonho de criança. Antigamente era muito difícil ter cão guia. Fico feliz de esse acesso estar mais fácil hoje”, afirma.


A advogada, que está a frente do Instituto Íris desde 2004, uma entidade sem fins lucrativos que trabalha no processo de inclusão social de pessoas portadoras de deficiência visual, cita que as pessoas ainda acreditam que ter um cão guia é caro, o que não é verdade. “No Instituto Íris, nós não cobramos nada pelo cão, nem pelo treinamento”, complementa Thaís. No Brasil, há apenas 50 cães guias, o que é considerado muito pouco, quando comparado com números de outros países. Cerca de 2% da população mundial, com algum tipo de deficiência, utiliza o cão, segundo informações do próprio Instituto Íris. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que há 1,2 milhões de cegos no País, o que significaria 12 mil pessoas com cão guia, mas chegamos perto de 0,2% apenas.

Equoterapia - A equoterapia chegou ao Brasil em 1993. Um dos precursores da técnica foi o Dr. Luiz Antônio Arruda Botelho, médico fisiatra da Fundação Selma, uma instituição sem fins lucrativos que oferece tratamento gratuito para pessoas com limitações físicas por meio do contato direto entre homem e animal. “O tratamento ajuda no equilíbrio do tronco, na musculatura, além de favorecer a integração do atendido”, salienta o médico.

Animais Silvestres – Outra instituição que esta se aplicando na acessibilidade de deficientes é a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. O Parque vem passando por uma profunda reforma, desde o fim de 2006, para receber pessoas com deficiência. Os sanitários já foram reformados, a fim de facilitar o acesso a cadeirantes. “O próximo passo agora é reformular a entrada e as vias do parque”, esclarece a direção do parque. Em 2006, mais de 8.184 pessoas com deficiência visitaram o zoológico, uma média de 682 por mês. O zoológico pretende ampliar o acesso e a inclusão social de pessoas com deficiência visuais e de locomoção, ao mundo selvagem.
Cães-Guia de Cegos
Mais do que proteção, com o cão-guia o cego ganha um amigo.

Regina é médica, especializada em terapia intensiva. Portadora de um glaucoma congênito, aos 30 anos já não enxergava mais. Dez anos depois de perder a visão, sua vida sofreu profunda alteração: a chegada de Merlin, um labrador com um ano de idade que seria seu guia.
"Merlin me deu desembaraço e autoconfiança. Mesmo que eu tenha que ir a lugares desconhecidos, sinto-me apoiada, jamais estou só. O meu relacionamento com Merlin é quase telepático. Ele parece compreender o que penso."

O cão guia é um animal muito especial, possuindo temperamento dócil e sendo dotado de extrema paciência e determinação. Ama profundamente o dono e por essa razão sente prazer no seu trabalho e funciona como olhos do cego. Ele não cansa jamais, sendo treinado para acompanhar o cego 24hs por dia. Por esse motivo, os treinadores fazem cursos específicos, com aulas práticas e teóricas, adaptando experiência de países como Estados Unidos, Inglaterra e Argentina às condições de vida dos cegos do Brasil.
Merlin e Regina


Atualmente as raças utilizadas no mundo inteiro são: retriever do labrador, golden retriever, collie (pêlo longo ou curto), boxer, bouvier des flandres e pastor alemão. Essas raças possuem temperamento, tamanho e características adequadas para a função. Entretanto, o que importa não é a raça, mas sim o CÃO.

Nem todas as pessoas com problemas de visão se adaptam a um cão-guia, por isso, as necessidades dos candidatos são cuidadosamente analisadas e um cão conveniente é selecionado, pois a adaptação entre o cego e o cão é fundamental.
Para o cego que não se adapta ao uso de bengalas, o cão-guia apresenta muitas vantagens: obstáculos acima da cintura são fáceis de serem percebidos pelo cão; atravessar ruas movimentadas é mais fácil e seguro pois o cão percebe o movimento do tráfego. Além disso, existe o aspecto psicológico positivo que resulta da união cego/cão-guia, pois o cachorro é estímulo, amor, carinho, inspira confiança e vontade de viver ao cego, integrando-o à sociedade.

Implantar o sistema de ajuda aos cegos depende de diversos fatores como:
 a educação da comunidade para aceitar o cão-guia;
 a legislação para permitir a entrada de cães-guia em locais públicos e meios de transporte;
 a aquisição, treinamento e manutenção dos cães-guia, etc..
Agradecimentos:
Mônica Grimaldi 

Associação Cão Guia de Cegos 

Artigo.: Animais e Pessoas com Necessidades Especiais e Cães-Guia Cegos 
Imagens do próprio Artigo 

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos da DO SITE WEB ANIMAL 
pelo Artigo que engrandeceu este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: A primeira imagem usada nestes site foi tirada da net sem autoria da mesma. Caso alguém conheça o autor da imagem, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

14 comentários:

  1. Meu amor vim te agradecer a visita e aqui encontro um cantinho muito especial, parabéns pelas postagens, as que li são excelentes, e esta última é muito especial, os deficientes em geral no Brasil são bem pouco lembrados, uma pena, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  2. Estupendo lo que has compartido,
    Siempre se ha dicho que son el mejor amigo del hombre no???

    Cariños

    ResponderExcluir
  3. Hola, exelente post. Un gusto leerte. Te dejo un beso, cuidate.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Agradeço a visita ao lidacoelho e aproveito para vos saudar num blogue acessível e bom.
    Gosto particularmente de gatos e cães.
    Os últimos são de uma inteligência superior.
    Não entendo os maus tratos aos animais.

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Muitos parabens por este excelente blogue, quanto a este post é inegavel a mais-valia que representa ter um amigo ao lado, quer seja um cão-guia ou um cavalo. Os animais têm a capacidade de perceberem as necessidades de cada um, o seu amor é fantastico opera autenticos milagres.

    Adorei passar aqui. Vou voltar

    ResponderExcluir
  6. Amada irmã Luconi,

    Sua presença trouxe luz para este lugar. Saiba amada irmãzinha que a portas do Hospital Espiritual do Mundo estará sempre aberta para você e todos os seus amigos.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  7. Amado irmão Antônio Gallobar,

    Saiba que sua presença trouxe luz para este lugar. Seja bem vindo!!!
    Os animais são as pérolas que enchem nosso coração de vida e de paz. São anjos de luz, são nossos professores na vida terrena. É preciso reconhecer a vida em cada respiração de um animal, em cada flor, em cada gesto. Como as flores do campo estamos morrendo a cada dia, a cada dia estamos nascendo. Precisamos urgentemente aprender a amar infinitamente os animais que são parte de um todo que chamamos de todos nós.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  8. Amado irmão Luís Coelho,

    Seja bem-vindo a este Hospital Espiritual!
    A maldade vem do próprio homem que se considera superior aos animais. É vergonhoso, é criminoso ver o que vemos. É o pior muitas vezes passivo a tudo o que acontece. Você sabia amado irmãozinho que morrem mais de 100 mil animais por ano em testes de laboratórios para financiar a ganancia dos laboratórios farmacêuticos? Você sabia que a maldade cresce porque os bons ficam calados? Só nós podemos mudar essa história tão triste. Só depende de nós. Ontem à noite estava assistindo um Canal Aberto onde passou um video sobre isso mesmo, OS MONSTRUOSOS TESTES DE LABORATÓRIOS, A INDUSTRIA DO CRIME e que infelizmente fazemos parte já que ainda não aprendemos a escolher o que comemos, o que usamos em nossos lares. Uma simples tinta de cabelo ou uma uma simples maquiagem, tudo move esse sistema sujo. Digo isto pois, o INSTITUTO NINA ROSA expos brilhantemente o que realmente vivemos. É vergonhoso meu amado irmão. Chorei por horas e agradeci ao Grande Arquiteto do Universo por não comer carne. Agora tenho que aprender que maquiagem usar, que sabão em pó por em minha casa, que remédios não fazem parte dessa lista suja e desumana do comércio da maldade e da morte dos nossos amados irmãos. Fiquei horrorizada, as imagens dos macaquinhos sendo torturados como se não sentissem dor. Das Universidades que criam cachorrinhos para a morte e se vangloriam por isso. A industria do cigarro!!! Todos os testes que utilizam os animais como cobaías é horripilante! Fiquei super mal. Vou tentar achar esses textos, vídeos e tudo que se relaciona com isso para postar aqui. Só depende de nós mesmos, a maldade vai muito mais além de um animal que esta perdido na rua e que as Ongs com tanto amor recolhem. Meu amado Deus, quanta tristeza!!!! É humilhante sabermos que existe outras maneiras para se acabar com tudo isso, mas o DINHEIRO FALA MAIS ALTO. Até quando? Não saberia responder. Só sei que meu coração hoje amanheceu triste, muito triste com o mundo que faço parte.

    Um abraço de luz

    ResponderExcluir
  9. Querida hermana Abuela Ciber,

    Su visita trajo luz a este lugar.
    Sí, los animales son los mejores amigos que un día los seres humanos pueden tener. Desafortunadamente, muchas personas no dan el valor que se merecen. Las puertas del Hospital mundo espiritual está siempre abierto para ti y todos tus amigos.

    abrazos de luz

    ResponderExcluir
  10. Querida hermana Poetiza,

    Gracias por su visita!
    Que trajo la luz a este lugar!

    Abrazos de luz.

    ResponderExcluir
  11. MINHA QUERIDA AMIGA ESPERANÇA OBRIGADA POR SUA GENTIL VISITA AO MEU CANTINHO,VOCE CADA VEZ SE TÓRNA UMA PESSOA MAIS QUERIDA E ESPECIAL PARA MIM LINDO TEXTO E POSTAGEM,DESEJO UMA EXELENTE SEMANA COM MUITA PAZ E LUZ NO CORAÇÃO,BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  12. Gracias por tus palabras.
    Si amo los animales, hay variedades que son mas fieles y leales que los seres humanos.
    Recuerdo siempre el perro que teniamos que, acompañaba a mi madre al ómnibus y......la esperaba....de tal modo que nunca podia bajarse en otra parada al regreso!!!!!
    Demás es´tá decirte que mis hijos lo iban a buscar, porque sino ahi sentado.
    Al morir ella, todos la sentieron pero......él estaba desolado, no habia forma de sacarlo de la puerta de entrada.

    Cariños

    ResponderExcluir
  13. Querida hermana Abuela Ciber,

    Le agradecemos su visita, que está lleno de luz.
    Aprenda querida hermana que cuanto mayor es la simplicidad denuestro corazón para amar a nuestros hermanos los animales, lamayor y más alta será nuestra alma.
    Gracias por compartir tu historia con el mundo espiritual del hospital.

    Abrazos de luz

    Amada irmã Abuela Ciber,

    Nós é que agradecemos sua visita cheia de luz.
    Saiba amada irmãzinha que quanto maior a simplicidade do nosso coração em Amar nossos irmãozinhos os animais, tanto maior e mais elevada estará nossa alma.
    Muito obrigada por compartilhar sua historia com o hospital espiritual do mundo.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  14. Amada irmã Marlene,

    Uma vez um amigo especial me escreveu uma mensagem belíssima em um livro, ficou sem autoria mas te repasso com muito carinho.

    Á amizade será sempre a primeira palavra do poema que Deus continuará a escrever cada manhã á humanidade, até que incluam os novos céus é a nova Terra.

    Muito obrigada pelo seu carinho.
    Abraços de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.