terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DIVÓRCIO E LAR




Feita a ressalva, e atentos que devemos estar aos princípios de causa e efeito que nos orientam nas engrenagens da vida, é razoável se peça aos cônjuges o máximo esforço para que não venham a interromper os compromissos a que se confiaram no tempo. Para que se atenda a isso é justo anotar que, muitas vezes, o matrimônio, à feição de organismo vivo e atuante, adoece por desídia de uma das partes.

Dois seres, em se unindo no casamento, não estão unicamente chamados ao rendimento possível da família humana e ao progresso das boas obras a que se dediquem, mas também e principalmente - e muito principalmente - ao amparo mútuo.

Considerado o problema na formulação exata, que dizer do homem que, a pretexto de negócio e administração, lutas e questões de natureza superficial, deixasse a mulher sem o apoio afetivo em que se comprometeu com ela ao buscá-la, a fim de que lhe compartilhasse a existência?.

E que pensar da mulher que, sob a desculpa de obrigações religiosas e encargos sociais, votos de amparo a causas públicas e contrariedades da parentela, recusasse o apoio sentimental que deve ao companheiro, desde que se decidiu a partilhar-lhe o caminho?.



Por isso mesmo, no diálogo a que somos habitualmente impelidos, no intercâmbio com os amigos encarnados na Terra, acerca do relacionamento de que carecemos na sustentação da tranqüilidade de uns para com os outros, divórcio e lar constituem temas que não nos será lícito esquecer.

Se te encontras nas ondas pesadas da desarmonia conjugal, evoluindo para o divórcio ou qualquer outra espécie de separação, não menosprezes buscar alguma ilha de silêncio a fim de pensar.

Considera as próprias atitudes e, através de criterioso auto-exame, indague por teu próprio comportamento na área afetiva em que te comprometeste, na garantia da paz e da segurança emotiva da companheira ou do companheiro que elegeste para a jornada humana. E talvez descubras que a causa das perturbações existentes reside em ti mesmo. Feito isso, se trazes a consciência vinculada ao dever, acabarás doando ao coração que espera por teu apoio, a fim de trabalhar e ser feliz, a quota de assistência que se lhe faz naturalmente devida em matéria de alegria e tranqüilidade, amor e compreensão.

TÍTULO.: Divórcio e Lar
POR.: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Da obra: Na Era do Espírito.
Ditado pelo Espírito Emmanuel.

HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece os irmãos DO SITE PORTAL DO ESPÍRITO pelo artigo que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

2 comentários:

  1. Irmã Esperança, Emanuel aqui neste seu post a nos convidar e muito bem a uma introspecção profunda, antes de tomarmos decisões precipitadas e incoerentes. A maior parte das vezes o problema não está no outro, mas em nós mesmos! Amo Chico Xavier, grata pelas suas publicações sempre tão especiais para mim!
    Desejo-lhe uma iluminada semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã Ana Maria,

      Concordo contigo quando disse:" A maior parte das vezes o problema não está no outro, mas em nós mesmos!" Obrigada pelo carinho de sua visita que deixa este espaço mais iluminado.

      abraços de luz

      Excluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.