sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vença a ANSIEDADE


Por.: Izaías Claro

Nos dias atuais em que vivemos na Terra com tanto progresso material, o ser humano vive aturdido diante de graves conflitos: o medo, a mágoa, a depressão e a ansiedade. Eles têm assolado milhões de pessoas em todo o planeta e não são fáceis suas curas ou as suas remoções do âmago do ser humano.

Inicialmente, pretendemos oferecer algumas definições deste terrível drama: “Ansiedade é a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer”. O dicionarista Aurélio apresenta estes conceitos:

“Ânsia: aflição, angústia... Perturbação do Espírito causada pela incerteza, ou pelo receio...; Ansiedade: estado afetivo, caracterizado por um sentimento de insegurança.”

Leitor amigo observe, então, que a ansiedade está intimamente ligada com as incertezas da existência na Terra e na vida espiritual, só que são muitos os que se afligem com o que lhes poderá suceder depois da morte.

Buda – o Iluminado – já chamava a atenção para a impermanência de tudo quanto se refere ao corpo orgânico. Platão, filósofo da antiguidade afirmava que a única coisa que não muda no Universo é a Lei de Mudança.

Assim, pela dinâmica da Vida, em movimento contínuo, nada permanece estacionário. Criatura alguma, por força deste movimento incessante, experimenta segurança absoluta e permanente no corpo. Todos estão sujeitos a mudanças que poderão ocorrer a qualquer momento. Em face desta impermanência e desta insegurança, compreende-se porque a maioria dos homens vive a braços com essa sensação de que algo desagradável está para acontecer.

O ansioso crônico sofre, dentre outras razões, porque sonha em conseguir certos bens e valores e sonha em conservar sempre, o que vier a conquistar!  Como não consegue tudo o que deseja, ou como sente que não conservará para sempre o eventualmente conquistado, angustia-se. Sofre com a sensação de que não conseguirá atingir a meta ou com a sensação de que qualquer momento perderá o pouco que conquistou!

Pode-se, pois, então dizer que a ansiedade é uma perturbação de espírito causada pela incerteza ou pelo receio. Os estudiosos fazem uma distinção importante entre o medo e a ansiedade: enquanto o medo é a reação ao perigo externo e real, a ansiedade significa “uma expressão de conflitos interiores, na maioria das vezes inconscientes”.

A ansiedade pode ser considerada normal ou patológica. A ansiedade normal é aquela na qual o indivíduo apresentará as manifestações psíquicas ou físicas, em intensidade leve ou moderada, não freqüentes e com duração limitada de tempo. A ansiedade será patológica sempre que as manifestações psíquicas mencionadas apresentarem-se num nível acentuado, inaceitáveis. Trará inclusive, malefícios para a economia orgânica. A ansiedade neste grau, somente perturba e prejudica.

A mágoa ou ressentimento é outra enfermidade da alma. A cura da mágoa exige uma reforma íntima profunda. Aqueles que a conservam, adoecem, não só espiritual, mas fisicamente. A melhor terapia é a do perdão, não só de palavras, mas, principalmente, do total esquecimento do mal recebido.

A depressão é também uma doença da alma e está vinculada na maioria das vezes ao presente e o passado do Espírito que agiu errado e contraiu desta ou de outras vivências anteriores à consciência de culpa. Como então vamos curarmo-nos destas doenças tão graves? O Espiritismo, ampliando os ensinamentos morais da mensagem de Jesus para os tempos atuais, oferece-nos alguma sugestão? Vejamos a seguir algumas regras que podem mudar a sua vida:

01) Faça o bem a si e aos semelhantes;
02) Confie em Deus, planeje a sua vida e haja;
03) Ame a sua família procurando melhorar o seu relacionamento familiar;
04) Aprenda a dominar as emoções;
05) Seja você o seu psicoterapeuta descobrindo as suas virtudes;
06) Seja competente planejando as suas ações;
07) Vá além do bem-estar material pensando nos valores da educação do Espírito;
08) Cresça com os obstáculos;
09) Viva bem com todos;
10) Tenha zelo pelo corpo, mas, principalmente, pela iluminação interior.

Finalmente, com o despertar do Espírito e a vivência do amor, cremos que podemos vencer estes males que têm levado muitas pessoas ao sofrimento e, assim, podemos atingir um estado de plenitude. A iluminação.

Fonte: CLARO, Izaías, Como Superar a Ansiedade, Edições Jerônimo Mendonça, 2001, São Paulo.
  
Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do  SITE ADE-SERGIPE pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

6 comentários:

  1. Adorei ler o seu texto.

    Bom hj consigo controlar minha ansiedade. Mas ja passei por crise de ansiedade mais seria.
    A espiritualidade ( eu frequento o Brahma Kumaris ), me trouxe mais seguranca.
    Mas hoje ja conheco bem os sintomas e fico super atenta.

    Meue trabalho tb me deixa cetrada.
    E a mediracao? execlente..

    Um bj..

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga estou passando para desejar um lindo fim de semana, e para dizer que há coisas em nossas vidas que são como o vento conforme vem assim se vão, por isso devemos viver um dia de cada vez e não dar muito valor aos bens materiais e a falsas promessas, porque cada desilusão que apanhamos é mais uma doença em nosso corpo.
    Tenha um lindo dia com tudo de bom
    beijinhos de luz e muita paz...

    ResponderExcluir
  3. querida esperança que lindo texto profundo
    maravilhoso devemos cultivar sempre sentimentos serenos tranquilos ansiedade,perturba nosso sistema nervoso desencadeando grande inquietação
    vim dixar um abraço desejar un final de semana de muita paz harmoia e bençãos em seu lar bjs marlene

    ResponderExcluir
  4. Amada irmã Ma Ferreira,

    Na sociedade que vivemos muitas pessoas de alguma forma sofrem com a ansiedade, logicamente com diferentes graus, ou seja do moderado ao acentuado que gera muitos problemas de saúde para a para própria pessoa. Aprender a lidar e aceitar as adversidades que a vida nos oferece e um passo importante para nosso controle emocional e espiritual. Sobre a Org. Brahma Kumaris (se for a mesma que estou pensando) já ouvi falar muito bem, sei que eles trabalham o nosso potencial e desenvolvimento como ser humano e também a meditação que é extremamente importante para todos nós. Quero agradecer sua visita que encheu de alegria este espaço. Desejo-lhe muita luz em sua caminhada e volte sempre que seu coração pedir, será sempre bem recebida.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  5. Minha amada irmã Franciete,

    Que lindo!!!
    Quero agradecer todo o carinho e dedicação. Toda vez que passa por aqui deixa esse lugar mais iluminado com suas palavras.
    Tenha um final de semana cheio de flores e bençãos vindas exclusivamente do céu.

    Abraços de luz e muitas saudades

    ResponderExcluir
  6. Amada irmã Marlene,

    Quantas saudades!!!!
    Quero agradecer a pessoa maravilhosa que és, saiba que você faz muita falta por aqui. Tenho muito que aprender com sua doçura. Um final de semana cheio de alegria, presentes, amor, flores e com muitos amigos.

    Abraços de luz de quem aprendeu a respeita-la e amá-la muitooooooooo.

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.