segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Coragem da Fé



Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; e aquele que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus. (S. Mateus, cap. X, vv. 32 e 33.)

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também dele se envergonhará, quando vier na sua glória e na de seu Pai e dos santos anjos. (S. Lucas, capítulo IX, v. 26.) 

A coragem das opiniões próprias sempre foi tida em grande estima entre os homens, porque há mérito em afrontar os perigos, as perseguições, as contradições e até os simples sarcasmos, aos quais se expõe, quase sempre, aquele que não teme proclamar abertamente idéias que não são as de toda gente. Aqui, como em tudo, o merecimento é proporcionado às circunstâncias e à importância do resultado. 

Há sempre fraqueza em recuar alguém diante das conseqüências que lhe acarreta a sua opinião e em renegá-la; mas, há casos em que isso constitui covardia tão grande, quanto fugir no momento do combate. Jesus profliga essa covardia, do ponto de vista especial da sua doutrina, dizendo que, se alguém se envergonhar de suas palavras, desse também ele se envergonhará; que renegará aquele que o haja renegado; que reconhecerá, perante o Pai que está nos céus, aquele que o confessar diante dos homens. 

Por outras palavras: aqueles que se houverem arreceado de se confessarem discípulos da verdade não são dignos de se verem admitidos no reino da verdade. Perderão as vantagens da fé que alimentem, porque se trata de uma fé egoísta que eles guardam para si, ocultando-a para que não lhes traga prejuízo neste mundo, ao passo que aqueles que, pondo a verdade acima de seus interesses materiais, a proclamam abertamente, trabalham pelo seu próprio futuro e pelo dos outros. Assim será com os adeptos do Espiritismo. 

Pois que a doutrina que professam mais não é do que o desenvolvimento e a aplicação da do Evangelho, também a eles se dirigem as palavras do Cristo. Eles semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual. Colherão lá os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza. 

Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIV, itens 13 a 16.

Se deseja compartilhar e divulgar 
estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

4 comentários:

  1. Devemos ser autênticos e dizer a verdade, sempre.
    Do mesmo modo que devemos ter a humildade de admitir quando estamos errados
    Uma linda e abençoada tarde
    Com carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga o seu blogue presentemente está bom, eu tinha dificuldade em entrar e postar pois ele estava muito dançarino não parava quieto, agora não, está bem.
    Minha querida hoje acordei com uma paz de espírito mais elevada do que os outros dias, sinto uma vontade louca de correr por ai fora e abraçar todos os meus amigos e afins, tudo que me apareça pela frente mas fico só na vontade. Deus fará isso por mim, vou mandar-lhe um versinho que eu adoro, e, vou retribuir com você com muito amor.

    Criador
    Sê meu guia enquanto viajo para traz no tempo até ao momento que muito estimei.
    Fá-lo reviver na minha mente e no meu coração, para eu me sentir agora como então:
    Feliz em segurança e livre.
    Obrigada por estares comigo agora e antes
    E pelo teu amor, que está em todos os bons momentos.
    Possa esta recordação ser uma bênção para mim, e para Ti.
    Ámen.

    Minha querida fica com os meus beijinhos de luz e muita paz, e recorda-te sempre, que para além do Oceano Atlântico tem alguém que gosta muito de você, um dia quando eu partir recorda-te de mim...

    ResponderExcluir
  3. Amado Pepi,

    Concordamos com seu comentário! Devemos ser autênticos, dizer a verdade e ter a humildade de admitir quando estamos errados. Mas infelizmente nem sempre as pessoas estão preparadas para isso. Existe certas situações na vida da gente que nós calamos para não magoar. Isso não quer dizer que não somos autênticos ou verdadeiros, mas que percebemos ou entendemos que muitos irmãos ainda não tem a idade espiritual que nós, ou simplesmente não estão preparados aquele momento para enxergar o próprio erro. Assim deixamos o Pai tempo com toda sua imensidão de ternura mostrar aquilo que era tão simples naquele momento. A lição vem de diversas formas e o aprendizado se torna inevitável a todos nós. Adoramos sua visita!

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  4. Minha doce irmã de alma Franciete,

    Que mensagem linda! Fiquei emocionada com tudo que escreveu. Você bem sabe que já conquistau meu coração.
    Tem dias amada irmã que acordamos com vontade de abraçar a todos com amor absoluto. Não sabemos explicar de onde a vontade surge, esse sentimento de paz, de alegria, de docilidade dentro da alma da gente.
    Talvez seja o mesmo sentimento que estou sentindo nesse exato momento ao escrever-lhe essas palavras.
    Dizem os sábios que nesses momentos Divinos são anjos mensageiros passando perto de nós. Suas asas brancas e macias abraçam-nos com tanto amor que sentimos também vontade de sair abraçando à todos a nossa volta. Dizem também, que esses anjos sentem tanta saudade dos amigos terrenos que nos enlaçam com esse abraço de esperança e ao mesmo tempo choram de saudade dos amigos e parentes que um dia caminharam pela mesma estrada em moradas infinitas.
    Minha amada amiga e irmã, muita luz em sua vida e saiba que também te admiro e gosto muito de ti, só não me fale mais que irá partir pois isso me deixa triste. Prefiro pensar mais na minha viagem e que iremos nos conhecer como um presente do destino. Saiba também que me recordo sempre de você sem que precises ir embora. Você tem muita coisa para fazer aqui ainda, Deus conta muito com você e eu também...

    Abraços de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.