terça-feira, 13 de setembro de 2011

Neurofisiologia da Mediunidade - 01


Com base nesses achados, têm surgido novas interpretações para os quadros mentais das demências, das psicoses e até dos distúrbios do comportamento.

Atualmente, a medicina admite que a atividade mental é resultante, em termos neurológicos, de um “concerto” de um grupo de áreas cerebrais que interagem mutuamente constituindo um “sistema funcional complexo”.

Com o conhecimento espírita aprendemos, porém, que os processos mentais são expressões da atividade espiritual com repercussões na estrutura física cerebral. A participação do cérebro é meramente instrumental.

Sabemos também que a ação do espírito sobre o cérebro, ao integrar elementos de classes diferentes (mente e matéria), implica a existência de um terceiro elemento, transdutor desse processo, que transmite e transfere as “idéias” geradas pelo espírito em fluxo de pensamento expresso pelo cérebro.

Esse elemento intermediário que imprime ao corpo físico as diretrizes definidas pelo espírito, constitui nosso corpo espiritual ou perispírito.

Após a morte, o espírito permanece com seu corpo espiritual, o qual permite sua integração no ambiente espiritual onde vive. É por esse corpo semi-material, de que dispõe também os espíritos desencarnados, que se tornam possíveis as chamadas comunicações mediúnicas.

Para Allan Kardec, no Livro dos Médiuns, em diversas citações os espíritos esclareceram, mais de uma vez, que todos os fenômenos mediúnicos de efeito inteligente se processam através do cérebro do médium.

No estágio atual do conhecimento que nos fornece a neurologia, seria oportuno indagarmos se é possível uma maior compreensão do fenômeno mediúnico, procurando-se identificar no cérebro as áreas e as funções que estariam envolvidas nesses processos.

Os espíritos desencarnados devem, de alguma maneira, co-participarem das funções cerebrais dos médiuns seguindo regras compatíveis com os recursos da fisiologia cere­bral.

Podemos correlacionar, pelo menos hipoteticamente, quais as funções cerebrais já conhecidas, que podem se prestar para a exteriorização da comunicação mediúnica.


No córtex cerebral origina-se a atividade motora, voluntária e consciente. Nele são codificadas também todas as percepções sensitivas que chegam ao cérebro e são organizadas as funções cognitivas complexas.

A  atividade  cerebral,  para  se  expressar conscientemente, estabelece uma interação entre o córtex cere­bral, o tálamo e a substância reticular ponto-mesencefálica. É nessa substância reticular do tronco cerebral e do diencéfalo que se situa a sede de nossa consciência. Uma lesão nessa área provoca o estado de coma.

A partir da substância reticular, integrando o tálamo e o córtex cerebral, projetam-se estímulos neuronais que ativam ou inibem atividade cerebral como um todo, levando a um maior ou menor estado de atenção, alerta ou sonolência.

Pelo exposto, podemos compreender que fenômenos como a psicografia, a vidência, a audiência e a fala mediúnica, devem implicar uma participação do córtex do médium já que aqui se situam áreas para a escrita, a visão, a audição e a fala.

Se o espírito comunicante e o médium não disciplinarem seu intercâmbio para promoverem um bloqueio no sistema reticular ativador ascendente, as mensagens serão sempre conscientes e o médium, além de acrescentar sua participação intelectual na comunicação, poderá pôr em dúvida a autenticidade da participação espiritual do fenômeno.

Por outro lado, nenhuma mensagem poderá ser totalmente inconsciente, visto que em todas há participação do córtex do médium e, se por acaso este não se recordar dos eventos que se sucederam durante a comunicação, o esquecimento deve ser atribuído à ocorrência de uma simples amnésia.

Considera-se, portanto, que o processo mediúnico transcorre sempre em parceria, com assimilação das idéias do espírito comunicante e a participação cognitiva do médium. Sendo comum uma amnésia que ocorre logo após a rotura da ligação fluídica (interação de campos de força), entre o médium e a entidade espiritual.

É do conhecimento dos pesquisadores do fenômeno mediúnico que a clarividência, a telepatia e a capacidade de desenhar objetos fora do alcance da visão do médium, ocorrem com características muito semelhantes á organização de noção geométrica e espacial que, ultimamente, tem-se intensificado na fisiologia normal do hemisfério cerebral direito.

Quando ocorrem lesões no hemisfério cerebral direito as falhas nos desenhos são muito características. Os objetos são esquematizados com negligência de detalhes, ficando as figuras incompletas. Um óculos, por exemplo, é desenhado sem uma das hastes e uma casa pode ser rabiscada sem um dos seus lados ou sem o telhado.

Os médiuns que captam as informações à distância ou registram visões imateriais, também costumam descrever suas percepções com falta de detalhes ou amputações das imagens de maneira muito semelhante à negligência observada nas síndromes do hemisfério direito.

É possível que esses médiuns registrem as imagens utilizando as áreas corticais específicas para funções visuais e gnósticas (de reconhecimento) do hemisfério direito do cérebro. O grau de distorção ou de falta de detalhes mais precisos deve depender do maior ou menor grau de desenvolvimento mediúnico.


As estruturas nucleares constituídas por aglomerados de neurônios situadas na profundidade da substância branca cerebral são denominadas de gânglios ou núcleos da base. Eles são responsáveis por uma série de funções motoras automáticas e involuntárias, fazendo parte do chamado sistema extrapiramidal.

Os gânglios da base controlam o tônus muscular, a postura corporal e uma série enorme de movimentos gestuais que complementam nossa movimentação voluntária.

Após o nascimento, a gesticulação de uma criança é visivelmente reflexa e automatizada. Progressivamente vão surgindo os movimentos intencionais (voluntários), projetados a partir do córtex piramidal (área motora principal).

No processo de aprendizado, a criança vai repetindo gestos para pegar os objetos, para se levantar, para engatinhar e andar até que, progressivamente, esses movimentos vão se sucedendo com maior facilidade, passando a se realizarem automaticamente.

A mímica, a mastigação, a marcha, são automatismos aprendidos no decorrer do desenvolvimento da criança.

Posteriormente, uma série de automatismos mais complexos vão se desenvolvendo, como, por exemplo, quando aprendemos a dirigir um automóvel, a tocar piano ou a nadar.

Depois de uma certa idade, é possível de se ver facilmente que, qualquer movimento voluntário que realizamos conscientemente, é enriquecido com uma constelação de gestos automáticos e involuntários que dão um colorido característico, individual e identificador do nosso modo de ser.

Esses nossos pequenos gestos estão, frequentemente, muito bem fixados na imagem que nossos amigos fazem de nós. Por isto dissemos acima que eles servem também para nos identificar.

Convém ficar claro essa noção de que nossos movimentos podem ser voluntários e involuntários. No primeiro caso, quando são conscientes e intencionais, como, por exemplo, quando estendemos a mão para pegar um lápis. No segundo caso, quando o movimento é semi-consciente, automático, muito menos cansativo que o primeiro. Os movimentos automáticos podem ser mais simples como mastigar e deglutir ou mais complexos como, por exemplo, para dirigir automóvel, nadar ou tocar um instrumento musical.

A execução de um ato automobilístico mobiliza os gânglios da base e as áreas motoras complementares do lobo frontal. Mesmo os mais complexos como, por exemplo, tocar uma partitura bem decorada ao piano, nos permite perceber que ficam livres funções do cérebro, particularmente nossa consciência e todas as demais capacidades cognitivas do cérebro. Assim, mesmo tocando ao piano ou dirigindo um automóvel podemos manter livremente uma conversação.

Considerando o fenômeno mediúnico da psicografia e da fala mediúnica, podemos observar corriqueiramente que os médiuns ao discursarem ou psicografarem um texto sob influência do espírito comunicante, o fazem revelando gestos, posturas e expressões mais ou menos comuns a todos eles.


O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DA REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

10 comentários:

  1. Bom dia minha linda e querida amiga, hoje venho comentar não o teu poste porque ainda não li, mas, vou deixar algo que te toque o coração...

    Se a gente cresce com golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma...nada faz sentido neste mundo se não tocarmos o coração de uma pessoa.
    E o seu tocou o meu, desejo que tenhas um lindo dia com pequenas e grandes alegrias...beijinhos de luz, paz e muito amor.

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã Franciete,

    Diante dessa demonstração de carinho em pleno amanhecer onde o Sol sorri esplendoroso para Terra, o melhor e se calar. Deixar que as lágrimas percorram o horizonte do meu ser e agradecer ao grande Arquiteto do Universo pelo presente de sua amizade.

    Abraços de muita luz

    ResponderExcluir
  3. Esperança (adoro esse nome)amada!
    Vim agradecer sua visita e conhecer esse Hospital que tb faço parte a algum tempo. Vou voltar com mais vagar para ler postagens anteriores. Apesar do meu blogue não ser espírita, cada postagem está sempre impregnada de minha espiritualidade (nem poderia ser diferente). Faço parte aqui de um grupo de trabalhadores de luz (reikianos)onde todas as terças e quintas trabalhamos para muitos que lá chegam. Também na blogosfera conheci e venho conhecendo muitos amados...todos nessa intenção: expandir a energia AMOROSA desse PAI/MÃE criador de tudo que é, foi e sempre será!
    Volte sempre que quiser e puder, já tens um lugar, amorosamente, reservado prá vc.
    Beijuuss na alma

    ResponderExcluir
  4. Amada irmã Regina Rozenbaum,

    Depois de um cometário caloroso desse o que dizer? O que acrescentar já que a alegria tomou conta do meu coração! Seja bem-vinda! Você trouxe luz para este lugar!
    Também trabalho no interior do Brasil em um imenso Hospital Espiritual, motivo este que montei esse Blogue. Posso dizer-lhe também que a espiritualidade faz parte de mim, ou será que nós e que fazemos parte dela? (risos). Sobre o grupo de Reikianos que comentastes não conheço, mas ficarei imensamente feliz se conhece-los. Assim deixo um convite especial para todos seus amigos Keikianos e da blogosfera para conhecerem e participarem (caso queiram) do Hospital Espiritual. Creio que aprenderemos muito uns com os outros, será uma troca muito especial. Saiba minha nova e terna irmã planetária que o Hospital Espiritual do Mundo estará sempre com as portas abertas para você e todos os seus que escolhestes nessa caminhada terrena. Aceito meu lugar já que reservou e o seu já esta guardado em um pedaço especial desse lugar sagrado.

    Abraços de luz
    Paz hoje e sempre

    ResponderExcluir
  5. Querida tia Esperança,
    Tambem estávamos com saudades e adoramos a sua gentil visitinha. Obrigada, viu?
    Uma linda tardinha
    Lambeijos e Ronrons de
    Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  6. Amado Pepi e Xixo,

    Vocês moram no meu coração e jamais os esquecerei...

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  7. Tia Esperança!!!!
    Quanta saudade!!!!!!!!
    Muita confusão por aqui... todo mundo meio doido, heheheh...
    Grandes lambeijos no seu coração!

    ResponderExcluir
  8. Oi irmã Esperança. Adorei seu blog. Vou criar um link seu no carlos espírita.
    Que lindo trabalho você realiza aqui.
    Obrigado pela visita em meu blog e palavra de carinho.
    Que Jesus ilumine sua vida querida.
    Beijos,
    Carlos espírita

    ResponderExcluir
  9. Amada Brenda,

    Também estava com muitas saudades!!!! Se todos estão bem fico em paz. Te amo muito.

    Abraços e muitos beijos minha amada

    ResponderExcluir
  10. Amado irmão Carlos Varoli,

    A beleza que notou neste Hospital Espiritual reflete os sentimentos que moram dentro do seu coração. Resplandece simplesmente o ser humano iluminado que você é. Seja sempre bem vindo! As portas do Hospital Espiritual do Mundo estará sempre aberta para você e todos os seus amigos. Fiquei muito feliz com sua presença.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.