domingo, 18 de setembro de 2011

Técnicas de Curas Espirituais -01



Para colaborar no processo de obtenção da cura para muitas enfermidades, decorrentes principalmente de desequilíbrios interiores, o Espiritismo em prega técnicas variadas: aconselhamento espiritual, evangelização, oração, passe magnético, água fluidificada, desobsessão e operação espiritual.

Estas técnicas devem ser aplicadas somente após uma avaliação prévia e precisa da situação e problemas do paciente. Elas não dispensam, evidentemente, o uso simultâneo dos amplos recursos desenvolvidos e empregados pelas ciências médicas e pelas escolas e correntes alternativas de apoio fraterno às pessoas doentes.

O domínio e o emprego daquelas técnicas de cura espiritual são bastante comuns nos Centros Espíritas, com exceção das operações espirituais, que exigem médiuns e ambientes especiais.

Os pontos que caracterizam os processos de curas no Espiritismo são o total desinteresse financeiro; o amor cristão, do qual a caridade é filha; a estreita integração entre os espíritos encarnados e desencarnados, atuando em conjunto e de forma harmônica, visando o bem, a saúde e a felicidade dos enfermos; e a participação ativa dos pacientes no processo de cura. ' Para obter sucesso no emprego dessas técnicas de cura, cabe-nos sempre atentar para os seguintes aspectos:

Esta técnica pode ser empregada de forma individualizada, dialogando-se com o paciente sobre seus problemas específicos, ou em grupo de pessoas, tratando abertamente das dificuldades e dos desequilíbrios maiores que afetam os indivíduos. Em ambos os casos, não existe uma regra padrão para se relacionar com os pacientes. Mas, a exigência é que as soluções propostas e os conselhos espirituais, em quaisquer casos, sejam dados, rigorosamente e exclusivamente, baseados nos ensinamentos dos espíritos superiores.

Neste processo de cura, destacam-se duas atribuições:
a) ao orientador espírita cabe os trabalhos de conscientização para as realidades da vida do espírito eterno, de levantamento das causas reais das doenças, e de apresentação dos conselhos que implicam em mudar para melhor as causas para conter os efeitos doentios;
b) ao paciente cabe ter disposição e vontade firme para se reequilibrar e pôr em prática os conselhos que concretizarão a desejada cura.

Muitas pessoas ficam doentes por ignorarem completamente os ensinamentos de Jesus, contidos no Evangelho.

Elas deixam de amar a Deus e aos semelhantes;
não confiam no Pai e na sua justiça;
esquecem a humildade;
relutam em não servir ao próximo;
anseiam em tomar sempre o primeiro lugar;
não valorizam a simplicidade e a pureza no coração;
vivem inquietos com o presente e com o amanhã;
fazem o bem com ostentação; cometem adultérios;
entram pela porta larga da perdição;
deixam sair pela boca coisas más contidas no coração;
provocam escândalos;
vivem em cólera contra os irmãos;
recusam-se a perdoar e a reconciliar com os adversários;
julgam e condenam os outros sem misericórdia;
atiram a primeira pedra mesmo tendo pecados;
não amam os inimigos, não fazem o bem aos que os odeiam e nem oram pelos que os perseguem e os caluniam;
afadigam-se pela posse do ouro, da prata e das moedas;
não se preservam da avareza;
acumulam tesouros só na Terra e não no Céu;
não convidam para o festim os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos; não dão aos mais pequeninos nem de comer, nem de beber, nem hospedagem, nem vestimenta e nem os visitam quando doentes ou presos; resistem ao mal, não apresentam a outra face ante a agressão, não entregam a túnica e o manto, nem caminham além do exigido sob coação, não dão aos que pedem e repelem os que querem emprestado;
não tratam os semelhantes como gostariam de ser tratados.

A evangelização é eficiente meio de cura para as conseqüências doentias desses comportamentos. E o Evangelho Segundo o Espiritismo, norteando o trabalho de evangelização nos Centros Espíritas e o culto do Evangelho no lar, deve ser o instrumento de transformação íntima dos doentes da alma.

Quando estamos aflitos, desequilibrados emocionalmente ou enfermos, devemos orar a Deus, a Jesus e aos bons espíritos rogando a paz interior, o reequilíbrio e a cura.

Sempre haverá uma resposta à nossa súplica, pois todas as preces são ouvidas, selecionadas, analisadas e atendidas, fraternalmente, da melhor maneira, pelos espíritos de diversas esferas espirituais de acordo com os nossos merecimentos e necessidades.

O poder de nossa prece está na vontade, nos pensamentos e sentimentos sinceros e elevados e não nos gestos e formalidades exteriores e o nosso sofrimento decorre de excessos, vícios, crimes e faltas cometidas, a prece propiciará coragem, força moral, paciência e resignação, mas não dispensará o arrependimento sincero, a reparação necessária e o retorno às sendas do amor, do bem e das virtudes, que garantem o restabelecimento físico, moral e emocional duradouro.

A oração, por imunizar-nos contra o mal pelo halo de proteção que forma; por atrair ajuda espiritual; por evitar a irritação, a angústia, o ressentimento, a depressão e outras desvirtudes da alma que levam a muitos males e enfermidades; por ser valioso recurso no reequilíbrio interior, na mudança de um estado doentio da consciência e na cura do corpo, deve estar, de modo permanente, incorporada em nossos hábitos diários.

Retirado de "Doenças - Cura e Saúde à Luz do Espiritismo" – Ed. EME

O Hospital Espiritual do Mundo
 agradece os irmãos DO SITE PORTAL DO ESPÍRITO pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

4 comentários:

  1. Oiii, Tia Esperança.
    Agora, quando mamis entra no seu blog, lembra sempre da sua vovó que partiu, pois ela era muito católica e o que é postado aqui vai muito de encontro com o que ela acreditava.
    Dá saudades...
    Lambeijos da Brenda e da mamis e aubençoada semana.

    ResponderExcluir
  2. Amada Brenda,

    Conseguiremos definir saudades algum dia? Esse sentimento que nos envolve sutilmente, nos eleva e nos retrai. Saudades... Principalmente daqueles que fizeram parte de nossa trajetória terrena, daqueles que ainda amamos, mesmo que partiram para Terras distantes. Saudades... a titia também tem muitas... principalmente do irmão mais velho dela. Fiquei com olhos cheio de água agora!!!! Não foi de tristeza, foi a saudade que nos eleva e nos retrai e insiste muitas vezes aparecer sem pedir licença e fere nosso coração.

    Abraços de luz com amor hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais do artigo... conhecimento sempre é bom e positivo. Teria um montão de perguntas para fazer a respeito deste artigo. Vou procurar ler mais assim quem sabe encontro as respostas. Obrigado por compartilhar sabedoria. Abraços fraternais!

    ResponderExcluir
  4. Amado irmão do Universo Paralelo em Versos,

    Que bom que gostou do artigo! Obrigada pelo comentário e sua visita. Esse assunto também me chama muito atenção já que trabalho em um Hospital Espiritual no interior do Brasil. Esse tema é muito abrangente e complexo como quase tudo que envolve o plano espiritual, temos que estudar muito e muitas vezes ficamos sem respostas. Espero que eu possa lhe ajudar em algumas de suas questões, ao contrário aprenderemos juntos.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.