quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Cura em Nossas Mãos


A proliferação das enfermidades de todo tipo é uma das características de mundos em níveis de atraso moral-espiritual, ou seja, de mundos de provas e expiações, como o nosso.

Com o avanço do conhecimento humano nas experiências extrafísicas, a cura vai se tornando algo natural, perfeitamente exeqüível, por se encontrar dentro de nós o mecanismo que, devidamente acionado, proporcionar-nos-á a obtenção da tão ambicionada saúde.

Vemos assim que a cura se dará sempre não do exterior para o interior, mas deste para aquele, ou seja, justamente no sentido inverso do que sempre foi imaginado.

Atentemos para o fato de que, mesmo na área da medicina convencional, a cura, processando-se tanto no físico quanto no âmbito psicológico, o paciente não está indene à recidiva, caso não adote uma nova conduta, novos hábitos, os quais haverão de estar estruturados na vivência evangélica.

As experiências difíceis são uma necessidade evolutiva, precisam ser bem vividas, e em sendo bem dimensionadas e compreendidas, ensejar-nos-ão equilíbrio e bem-estar físico e sobretudo espiritual. Saibamos retirar lições contidas nas amargas experiências. Elas existem nas circunstâncias que as engendraram, cujos principais antagonistas fomos nós mesmos.

Cada criatura carrega a sua própria dor, precisa sofrê-la num processo todo de libertação. Ouçamos Divaldo Pereira Franco: “A dor de qualquer natureza é sempre bênção para quem a sabe usar com sabedoria. Na atual larga experiência que vamos galgando temos vivido dores, e elas vão se constituindo companheiras constantes.

Quando não é de uma é de outra natureza. Aprendemos, porém, no silêncio e na oração, a confiar e prosseguir sorrindo, sem deixar-nos abater ou demonstrar ressentimento, apresentar defesa. O melhor é fazermos como JESUS, permanecendo de consciência tranqüila e aproveitar as ocorrências difíceis, e delas extrairmos experiências para o aprimoramento interior. Desta forma, as dores físicas e morais são as irmãs socorristas que nos distendem as mãos, levando-nos adiante”. Tipo de filosofia de vida que se aplica, bem sabemos, a uma minoria capacitada a vivê-la. Entretanto, todos chegaremos lá.

De várias maneiras podemos tornar suportável a nossa dor: rebelando-nos contra ela, torná-la-emos maior; entregando-nos à desesperação, a aflição aumentará; permitindo que o desânimo se apodere de nós, incapacitando-nos de superá-la; deixando-nos dominar pela mágoa, pela reclamação e pelo conceito de “vítima do destino”, mais rude, mais cruel ela se nos apresentará.

Aceitando-a, no entanto, logo a debelaremos pela sua própria condição de naturalidade, e por ela se encontrar nos mecanismos evolucionistas da Lei Maior. É transitória, enfim, sem realidade objetiva. Ela é e será sempre a ausência do bem-estar que existe para ser por nós fruído.

“A psiconeuroimunologia demonstra que cada um é, na área da saúde, aquilo que pensa e quanto se faz de si mesmo”, assevera Joanna de Ângelis. Somos o que pensamos, isto é indiscutível.

Curar-se vai sendo, para nós, pois, a resultante da nossa integração nos profundos mecanismos da vida, onde preponderam as ações do Eterno Bem. A ELE temos de nos agregar em definitivo.

Como toda cura procede de DEUS, curar e curar-se vai sendo um ato de amor, uma vivência do amor, em nós e no outro.

Para o cristão espírita as debilidades do semelhante passam a ser dele, e nessa associação de desejos de bem-estar global, vamos encontrando a plenitude de viver e de conviver, com tudo e com todos, alegres e felizes onde estamos e com quem nos relacionamos.

O encontro da paz, condição almejada pelo homem na Terra, é estado íntimo propiciado pela cura que realizarmos em nós, e ela é também a harmonização nossa entre o desenvolvimento da razão e do sentimento. Estes dois fatores estão no cerne da evolução humana.

Curar-se, por tudo quanto vamos tomando conhecimento e elucubrando, é mergulho no equilíbrio, na harmonia da vida Cósmica. É, enfim, AMAR e ser AMADO.

Primarismo da vida e fase puramente instintiva são estados do passado do homem, os quais vão sendo mais e mais sepultados, para que em seus lugares surja o homem senciente partícipe integral da vida, todo sentimento, fraternidade, caridade, trabalho profícuo e amor por ele mesmo e pelo próximo com total desinteresse.

JESUS, em suas curas, usou o que Joanna de Ângelis chama de AMORTERAPIA,  que naturalmente se acha ao nosso alcance, quando nos dispomos a encontrá-lo. Não somente nos curaremos de uma ou de outra enfermidade como também fortaleceremos nosso sistema imunológico, liberando-nos de novos comprometimentos, ainda mais se entendemos JESUS ao pronunciar: “...e não tornes a pecar para que não te aconteça algo pior”.

Nosso organismo é excelente máquina, sensível e delicada, sempre pronta a obedecer aos impulsos que a ele enviarmos através da mente: se positivos, sentiremos bem-estar; se negativos, favoreceremos a indisposição.

O corpo humano é suscetível de recompor-se quanto de desarranjar-se, dependendo daquilo que fazemos da nossa mente.

Finalizemos com Joanna de Ângelis: “As pessoas irascíveis, realistas-fatalistas, que conduzem azedume e pessimismo, assinalados pelas constantes mudanças de humor, produzem enzimas perniciosas, que irão abrir campo para a invasão orgânica dos elementos microbianos destrutivos. Ao Inverso, aquelas que elaboram pensamentos otimistas, confiantes, alegres, solidários, estimulam o sistema psiconeuimunológico, tornando-se resistentes às viroses e baciloses degenerativas. E mesmo quando são vitimadas por enfermidades dessa procedência, recompõem as defesas orgânicas e restauram a saúde”. MEDITEMOS!

(Artigo originalmente publicado na Revista Internacional de Espiritismo em março de 1999).

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS  pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

2 comentários:

  1. Olá amiga Esperança. As doenças físicas e espirituais existem justamente por nossa pouca evolução espiritual.
    Quanto mais avançarmos em conhecimento e amor fraterno, menos necessidade da dor e desequilíbrios em nossas experiências físicas.
    Tempo chegará que nossa maior dor será de compaixão pelos nossos irmãos que sofrem.
    Que Jesus te abençoe amiga.
    Beijos,
    Carlos espírita

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão Carlos Varoli,

    Obrigada pelo comentário e visita que iluminou este lugar. Sabias palavras meu querido amigo!!!

    Um abraço fraterno de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.