quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Doenças Físicas e Mentais


A expressiva soma de atividades físicas e mentais atesta que o homem é um ser inacabado. A sua estrutura orgânica aprimorada nos milênios da evolução antropológica, ainda padece a fragilidade dos elementos que a constituem.

Vulnerável a transformações degenerativas, é tecido que reveste o psiquismo e que através dos seus neurônios cerebrais se exterioriza, afirmando-lhe a preexistência consciencial, independente das moléculas que constituem a aparelhagem material.

A consciência, na sua realidade, é fator extrafísico, não produzido pelo cérebro, pois que possui os elementos que se consubstanciam na forma que lhe torna necessária à exteriorização.

Essa energia pensante, preexistente e sobrevivente ao corpo, evolve através das experiências reencarnacionistas, que lhe constituem processo de aquisição de conhecimentos e sentimentos, até lograr a sabedoria.

Como conseqüência, faz-se herdeira de si mesma, utilizando-se dos recursos que amealha e deve investir para mais avançados logros, etapa a etapa.

Em razão disso, podemos repetir que somente “há doenças, porque há doentes”, isto é, a doença é um efeito de distúrbios profundos no campo da energia pensante ou Espírito.

As suas resistências ou carências orgânicas resultam dos processos da organização molecular dos equipamentos de que se serve, produzidos pela ação da necessidade pensante.

O psicossoma organiza o soma necessário à viagem breve no tempo, para a individualidade espiritual.

As doenças orgânicas se instalam em decorrência das necessidades cármicas que lhe são inerentes, convocando o ser a reflexões e reformulações morais proporcionadoras do reequilíbrio.

Nas patologias congênitas, o psicossoma impõe os fatores cármicos modeladores necessários à evolução, sob impositivos que impedem, pelos limites de injunções difíceis, a reincidência no fracasso moral.

Assim considerando, à medida que a Ciência se equipa e soluciona patologias graves, criando terapias preventivas e proporcionando recursos curativos de valor, surgem movas doenças, que passam a constitui-se tremendos desafios.

Isto se dá, porque, à evolução tecnológica e científica da sociedade não se apresenta, em igual correspondência, o mecanismo de conquistas morais.

O homem conquista o exterior e perde-se interiormente. Avança na horizontal do progresso técnico sem o logro da vertical ética. No inevitável conflito que se estabelece – comodidade e prazer, sem harmonia interna nem plenitude – desconecta os centros de equilíbrio e abre-se favoravelmente a agentes agressores novos, aos quais dá vida e que lhe desorganizam os arquipélagos celulares.

Outrossim, as tensões, frustrações, vícios, ansiedades, fobias facultam as distonias psíquicas que são somatizadas aos problemas orgânicos ou estes e suas seqüelas dão surgimento aos tormentos mentais e emocionais.

Todo equipamento para funcionar em harmonia com ajustamento, para as finalidades a que se destina, exige perfeita eficiência de todas as peças que o compõem.

Da mesma forma, a maquinaria orgânica depende dos fluxos e refluxos da energia psíquica e esta, por sua vez, das respostas das diversas peças que aciona. Nessa interdependência, a vibração mental do homem é-lhe propiciadora de equilíbrio ou distonia, conscientemente ou não. 

Sabendo canalizar-lhe a corrente vibratória, organiza e submete os implementos físicos ao seu comando, produzindo efeitos de saúde, por largo período, não indefinidamente, face à precariedade dos elementos construídos para uso transitório.

As doenças contemporâneas, substituindo algumas antigas e somando-se a outras não debeladas ainda, enquadram-se no esquema do comportamento evolutivo do ser, no seu processo de harmonização interior, de deificação.

Na sua essência, a energia pensante possui os recursos divinos que deve exteriorizar. Para tanto, à semelhança de uma semente, somente quando submetida à germinação faculta a eclosão dos seus extraordinários elementos, até então adormecidos ou mortos. A morte da forma desata-lhe a vida latente.

A mente equilibrada comandará o corpo em harmonia e, nesse intercambio, surgirá a saúde ideal.
Joanna de Ângelis (espírito)
Livro: O Homem Integral

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE O MENSAGEIRO-REVISTA ESPÍRITA CRISTÃ DO TERCEIRO MILÊNIO pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

4 comentários:

  1. Lindo e sábio texto.
    Bem que eu digo para minha mamis "desacelerar" um pouco, hehehe...
    Lambeijocas da Brenda.

    ResponderExcluir
  2. Esperança minha amiga há tempos que não venho ler tuas sábias mensagens, tive oportunidade de conhecer os links que me mandou, e realmente fiquei feliz ao ver que existem pessoas unidas para ajudar estes nossos irmãozinhos, mas reparei que a maioria dos sites são de Portugal, será que lá o coração do ser humano está mais sensível? Bem agora este tuas postagem é bastante esclarecedora, sabe eu considero qualquer vicio doença, e eu sou fumante, preciso de qualquer jeito largar, mas neste lado minha vontade é fraca, minha fé diminuta, mas um dia digo que consigo,mas eu sei que o dia teria que ser já, agora, e esta doença já estas em minha alma acredito a milenio, tenho que me curar, bem se conseguir um dia te conto, saudades de ti, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  3. Amado Brenda,
    Continue falando para Mamis dar um passinho de cada vez, como você faz... Cuide sempre dela.

    Abraços de luz meu anjinho

    ResponderExcluir
  4. Amada irmã Luconi,

    Saudades....
    Não sei dizer se o coração de nossos conterrâneos os Portugueses estão mais sensíveis que os nossos. Tenho muitos amigos da Terra distante e todos têm reclamado dos maus tratos com os animais, da falta de sensibilidade, respeito e amor com nossos irmãozinhos.
    Como nós seres humanos somos “fracos” diante de certas situações, não é mesmo? Acredito ser difícil parar um vício, mas não é impossível. Creio também que você é uma pessoa bem maior que tudo isso, ou seja, o “cigarro”. "No Além o problema da dependência do cigarro continua até que a impregnação dos agentes tóxicos nos tecidos sutis do corpo espiritual ceda lugar à normalidade do perispírito, o que, na maioria das vezes, tem a duração do tempo correspondente ao tempo em que o hábito perdurou na existência física do fumante..." (Fumo, Perispírito e Mediunidade -Chico Xavier/Emmanuel) Diante dessa realidade o melhor mesmo e parar, sei que conseguirás dar a volta por cima. Comece hoje mesmo lhe oferecendo esse presente.

    Abraços de luz volte sempre

    OBSERVAÇÃO: Segue abaixo alguns endereços de sites nacionais para ajudar nossos animais, sei que irás gostar.

    (Por favor assine as petições e divulgue para nossos irmãos)
    http://www.institutoninarosa.org.br/textos/303-assine-as-peticoes-para-ajudar-os-animais
    http://www.anda.jor.br/
    http://www.animaisdecirco.org/index.htm
    http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=101&ea.campaign.id=4207

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.