domingo, 21 de agosto de 2011

Tratamento Espiritual das Doenças Físicas



Palestra feita na primeira jornada Médico-espírita de Goiás

A história nos narra que a crença na capacidade do homem em interagir no processo de saúde e doença vem de longe. Os magos da Caldéia e os brâmanes da Índia buscavam curar pela aplicação do olhar, estimulando o sono e a letargia. No templo da deusa Ísis, às margens do Nilo, a imposição das mãos era usada pelos sacerdotes iniciados, para tentar aliviar o sofrimento de milhares de pessoas. Os gregos, que incluíram no seu modo de vida muita coisa do Egito, usavam a fricção das mãos no tratamento dos doentes. O Pai da medicina moderna, Hipócrates também cita a imposição das mãos.

Quando observamos a tradição judaico-cristã, é interessante notar o contraste. No novo testamento algo em torno de 30 referências à curas feitas por Jesus, seja impondo as mãos, seja soprando, usando barro, deixando sair energia (virtude), etc, mas no antigo testamento, estranhamento somente uma referência de cura por imposição das mãos feita por Naamã, que nem judeu era, conforme nos narra o excelente Pastor Caio Fábio.

Claro está que Kardec, o grande codificador do espiritismo, não inventou nada ao falar de mediunidade, de cura, de energia, de influência espiritual, mas somente organizou, catalogou, usou a razão e extirpou as idiossincrasias existentes nas crenças superficiais. Mas o que é mais importante, a cura pela transferência de energia entre pessoas sempre existiu no mundo.

A questão não é mais acreditar. Esse tempo já passou! A questão é como utilizar esse conhecimento na nossa própria saúde e no auxílio ao próximo. Manter a descrença nesses fatos é uma escolha dolorosa, que limita a forma como buscamos o equilíbrio energético e espiritual.

Estudamos nesse artigo o tratamento espiritual das doenças físicas, mas não restringimos o tratamento ao processo de envolvimento energético comumente feito por médiuns no centro espírita, aqui nos referimos ao conceito amplo, onde qualquer atitude positiva, volitiva de doação de energia positiva, com ou sem a interferência de trabalhadores espirituais ocorra.

É possível curar o corpo físico atuando energeticamente?

Os inúmeros exemplos de todas as crenças religiosas, seja no passado ou atualmente, nos mostram que é possível.

Sobre isso, Kardec discorre com clareza no capítulo XIV da gênese:

“18. - O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos espirituais, como o dos desencarnados, e se transmite de Espírito a Espírito pelas mesmas vias e, conforme seja bom ou mau, saneia ou vicia os fluidos ambientes.

19. Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e sua irradiação, o perispírito com eles se confunde.”

Com estudo, disciplina e perseverança, é possível treinar nossa capacidade de irradiar energia em prol do outro, momentaneamente mais necessitado.

É aconselhável curar o corpo físico atuando energeticamente?

Em O Livro dos Médiuns, os espíritos esclarecem a Kardec que eles se ocupam de boa vontade com a saúde daqueles que lhe interessam. Ou seja, sempre que houver merecimento, positividade, e um propósito bom na cura, ela ocorrerá.

Chico Xavier, no livro Plantão de Respostas, que descreve as respostas dada pelo excelente médiun às perguntas ao vivo, feitas no programa pinga-fogo, nos fala que:

“...muitas vezes uma doença física, ou determinada provação em nossa vida doméstica, nos poupa de acidentes afetivos ou acidentes materiais, ou de fenômenos extremamente desagradáveis em nossa vida...”

O resultado dessa equação só não é mais positiva porque insistimos na cura automática, sem rever valores, conceitos e principalmente atitudes, e exigimos a cura rápida para que voltemos a cometer as mesmas atrocidades de antes.

A origem espiritual das doenças.

De forma geral, podemos dizer que o padrão da nossa energia espiritual determina tendências para saúde ou doença, numa tentativa contínua do espírito verter para a carne as anomalias energéticas que se traduzem em doenças físicas, numa forma direta e rápida de harmonizar aquilo que estragamos em outras vidas. As exceções dizem respeito às doenças que procuramos nessa vida, por exemplo, câncer após anos de cigarro, infarto após crise de estresse, diabetes relacionada ao excesso de peso e hábitos de vida inconsequentes.

A forma como essa energia adulterada do corpo espiritual atinge nosso corpo físico, obedece à hierarquia espiritual que se inicia no espírito, caminha pelo corpo mental, atua no perispírito, influenciando o duplo etérico e o corpo físico.

Entre todos esses corpos, o ponto de ligação se faz por centros de forças eletromagnéticas, também chamados de chacras, que no corpo físico se ligam, cada chacra principal a uma glândula endócrina e ao cérebro, alterando assim a homeostase corpórea.

O papel do terapeuta

Entender a nossa pequenez nesse processo de cura aonde ainda não compreendemos nada, e somos somente agentes da misericórdia divina atuando através do amor que cura.

Não julgar nunca. Lembrar que somos contra atitudes negativas e equivocadas, mas nunca contra as pessoas que as praticam.

Assumir o conceito espírita de saúde-doença, deixando de lado os atavismos que nos fazem enxergar um Deus sádico que brinca com as pessoas e passando a entender que tudo está certo, na hora certa e passamos por aquilo que melhor nos convém frente a imensidão de coisas que ainda precisamos melhorar.

Treinar-nos na capacidade de identificar padrões de comportamento que levam a doenças físicas e espirituais. Somente mudando a essência, a raiz do problema é que conseguiremos nos transformar.

Referências
01 – Pastor Caio Fábio - A imposição de mãos: uma rápida história e reflexão.
02 – Allan Kardec – A gênese.
03 – Allan Kardec – O livro dos médiuns.
04 – Francisco Xavier – Plantão de respostas. Pinga-fogo II.
05 – Allan Kardec – O livro dos espíritos.
06 – André Luiz (Chico Xavier) – Evolução em dois mundos.
07 – Ernesto Bozzano – Pensamento e vontade.
08 – Emmanuel (Chico Xavier) – Roteiro.
09 – Marlene Nobre – A alma da matéria.
10 - André Luiz (Chico Xavier) – Nos domínios da mediunidade.
11 - André Luiz (Chico Xavier) – Missionários da luz.
11 - André Luiz (Chico Xavier) – Entre o céu e a terra.


O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DA REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

22 comentários:

  1. Amiga Esperanza. Tu nombre es fe. Y la fe mueve montañas. Aquella frase que dice: dadme una palanca y moveré al mundo, es sinónimo de fuerza; y eso es la fe, fuerza, voluntad y esperanza.
    Amiga, un abrazo por compartir tu trabajo.
    Mucha suerte para seguir tu precioso trabajo.
    Un abrazo. Jecego.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga irmã, adorei mais este texto, uma das coisas que também faz parte da cura pela energia das mãos é o reiki e eu já tive muita provas dessas pois tenho os 3 níveis, agora estou uma mandriona que nem para mim faço.
    Sempre que posso venho aqui sempre ler, não é tão fácil pois os textos são grandes mas há sempre um tempinho, desejo tudo de bom em sua vida eu estou a ficar como nova a melhorar cada dia mais e sempre de bem com a vida, embora as pessoas que lêem os meus poemas me julguem por eles mas o poeta só sabe escrever coisas tristes.
    Beijinhos de luz e muita paz...

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Penso que quanto mais
    estudamos, e nos preparamos
    para sermos canais
    de fluxo de energia do bem,
    mais entendemos
    o sentido amplo
    da palavra humanidade.

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  4. Doenças físicas mauitas vezes vem de um emocional, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  5. ♥♫♪
    °º✿
    º° ✿✿♥ Olá, amiga!
    Passei para uma visitinha.
    Boa semana!
    Beijinhos.
    Brasil
    ♥♫♪
    °º✿
    °º✿✿♪♫° ·.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida espero que esteja tudo bem por ai, só passei para deixar o meu abraço e beijinhos de luz e paz no seu coração...

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga cadê você, espero que esteja bem já estou a ficar preocupada sem ter noticias, beijinhos de luz e paz na sua vida...

    ResponderExcluir
  8. DEZ FUNDAMENTOS DA MENSAGEM DE JESUS


    2) O amor, a fraternidade, a paz, o perdão e o bem - elos de integração com a Divindade Celeste.

    5) Juízo, responsabilidade e discernimento – a cada um segundo as suas próprias obras.

    6) Imortalidade; interação com os seres espirituais; e as múltiplas moradas (mundos) de existência nos planos celestiais.


    Caríssimos irmãos em humanidade que fazem parte do blog Hospital Espiritual do Mundo, doravante também estou filiado ao vosso blog...

    Por favor, visitem o nosso blog VOZ Q CLAMA ficaremos felizes em tê-los como seguidores também, vejam as nossas mensagens: os DEZ FUNDAMENTOS DA MENSAGEM DE JESUS, revelado nos ensinamentos do Evangelho

    endereço do blog: http://vozqclamabr.blogspot.com/

    Intensivo de Difusão Espiritualidade - ide
    muita paz, Abrahão Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Olá, tia Esperança!!!
    Passando para desejar um aubençoado fim de semana e para dizer que, apesar de um pouco ausente, AUMAMOS seu blog.
    Lambeijos da Brenda e abração da mamis Sandra.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga
    Hoje eu vim pensando um pouquinho em meu sonho
    por favor clique no Link

    http://www.mariaalicecerqueira.com/2011/08/prezado-amigo-leitor-e-seguidor-me.html

    Muito obrigado de coração

    abraço amigo
    atenciosamente
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  11. Amado irmão Isidro Gonzalez Cedres Jesus,

    Agradecemos sua visita e seu belo comentário. Seja bem-vindo! As portas do Hospital Espiritual do Mundo, estará sempre aberta para você e todos os seus amigos e familiares.
    Suas palavras emocionaram-me muito.
    Sucesso e paz em sua vida hoje e sempre.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  12. Amada irmã Franciete,

    Sua presença enche meu coração de luz e esperança. Adoro suas palavras cheias de fé e amor. Fico muito feliz em saber que os artigos aqui postados estão auxiliando em sua caminhada terrena. Isso me engradece a alma. O Hospital Espiritual do Mundo tem esse objetivo mesmo. Fica aqui meus eternos agradecimentos para você que conquistou o valor de minha amizade eterna.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  13. Amado irmão Aluisio Cavalcante Jr.

    Concordarmos com suas palavras!
    A vida e muito mais além de tudo aquilo que julgamos saber. Viver e sentir a presença Divina que se revela em cada respiração, em cada abraço ou lágrima e simplesmente magnifico.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  14. Amada irmã Lisette (ONG Alerta)

    Sua visita encheu este lugar de luz. Seja sempre bem-vinda!
    Realmente amada irmã, algumas doenças aparecem por não sabermos enfrentarmos com mansidão nossas adversidades. Ou por não aceitarmos as dificuldades que chegam sem pedir licença. Acarretamos bagagens enormes em nossa trajetória terrena, não queremos muitas vezes aceitar aquilo que não se pode mudar. Daí surgem nossos desequilíbrios causando doenças diversas que se multiplicam, arrancando nossa paz e vontade de dar novos passos em frente. Só a fé é a esperança no Grande Arquiteto do Universo, a oração constante e a mudança de velhos hábitos por novos junto com a perseverança pode nos ajudar a ver um novo caminho chamado Amor.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  15. Amada irmã Inês (Magia da Inês),

    Um ótima semana para você também e muita luz e paz em sua vida.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  16. Amada irmã Franciete,


    Estava com problemas no meu PC, motivo da demora em responder a todos que amo. Muito obrigada pela preocupação e carinho.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  17. Amado irmão Abrahão Ribeiro,

    Agradecemos sua visita e o belíssimo comentário. Seja sempre bem vindo! O Hospital Espiritual do Mundo estará sempre com as portas abertas para você e todos os seus familiares e amigos. Conte conosco nessa jornada.

    Um imenso abraço de luz

    ResponderExcluir
  18. Amada Brenda,

    A saudade aumentava a cada dia... Estou de volta.

    abraços de luz

    ResponderExcluir
  19. Amada irmã Franciete,

    Estou bem!!! O PC é que estava doente (risos).


    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  20. Amada irmã Maria Alice,

    Sua visita e comentário ilumina este lugar. Será um prazer para nós.

    Abraços de muita luz

    ResponderExcluir
  21. Peço aos amigos que orem e vibrem energia para meu pai que se encontra no leito de UTI há 10 dias após cirurgia para retirada de um adenocarcinoma no intestino. Peço que enviem boas vibrações de cura e paz.

    ResponderExcluir
  22. Que a Luz de Deus e sua Benção continue fluindo para todos.
    Abraços de Luz Hikari.

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.