quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Câncer Moral


O mau-humor sistemático - vício de comportamento emocional - gera a irritabilidade que desencadeia inúmeros males no indivíduo, em particular, e no grupo social onde o mesmo se movimenta, em geral.
Desconcertando a razão, açula as tendências negativas que devem ser combatidas, fomentando a maledicência e a indisposição de ânimo. 

Todos aqueles que o alimentam, transferem-se de um para outro estado de desajuste orgânico e psicológico, dando margem à instalação de doenças psicossomáticas de tratamento complexo como resultados demorados ou nenhuns. 

Todas as criaturas têm o dever de trabalhar pelo próprio progresso intelecto-moral, esforçando-se por vencer as más inclinações. 

O azedume resulta, também, da inveja mal disfarçada quanto do ciúme incontido. 

Atiça as labaredas destruidoras da desavença, enquanto se compraz na observância da ruína e do desconforto do próximo. 

Muitas formas de canceres têm sua gênese no comportamento moral insano, nas atitudes mentais agressivas, nas postulações emocionais enfermiças. 

O mau-humor é fator cancerígeno que ora ataca uma larga faixa da sociedade estúrdia. 

Exteriorização do egoísmo doentio, aplica-se à inglória tarefa de perseguir os que discordam da sua atitude infeliz, espalhando a inquietação com que se arma de forças para prosseguir na insânia que agasalha. 

Reveste-te de equilíbrio ante os mal-humorados e violentos, maledicentes e agressivos.

Eles se encontram enfermos, sim, em marcha para a loucura que os vence sob o beneplácito da vontade acomodada. 

Oscilantes nos estados dalma, mudam de um para outro episódio de revolta com facilidade, sem qualquer motivo justificável, como se motivo houvesse que justifique a vigência desse verdugo do homem. 

Vigia as nascentes dos teus sentimentos e luta com destemor, nas paisagens íntimas, contra o mau-humor. 

Policia o verbo rude e ácido, mantendo a dignidade interior e poupando-te ao pugilato das ofensas, decorrente do azedume freqüente. 

Não olvides da gratidão, nas tuas crises de indisposição... 

O amanhã é incerto. 

Aquele a quem hoje magoas será a porta onde buscarás apoio amanhã. 

Conquista o título de pacífico ou faze-te pacificador. 

Todo agressor torna-se antipático e asfixia-se na psicosfera morbífica que produz.

O Evangelho é lição de otimismo sem limite e o Espiritismo que o atualiza para o homem contemporâneo convida à transformação moral contínua, sem termo, em prol da edificação interior do adepto que se lhe candidata ao ministério.

Artigo.: Câncer Moral

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE O ESPIRITISMO pelo Artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

4 comentários:

  1. A vida nem sempre sorri e nem sempre estamos conformados com aquilo que temos. Daí nasce algum mau estar que nos leva à revolta.

    Importante é saber viver com pouco como se tivéssemos tudo. Aceitar as contrariedades como insignificantes negativas e tirar delas todas a lições para caminhadas futuras.

    Importante é viver a alegria da vida e nunca deixar que ela desapareça.

    ResponderExcluir
  2. Querida Esperança, quão felizes ficamos em receber seu carinho, ainda mais quando estamos retomando os trabalhos, após um pequeno período conturbado em que não conseguimos acessar nosso blog... por isso, querida amiga, pedimos desculpas pela demora na resposta...

    Bom, um feliz Dia do Amigo atrasadinho pra ti! Esperamos passar outros Dias do Amigo com sua amizade e seu carinho!

    Muitos abraços de luz e que Deus a ilumine agora e sempre!

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão Luís Coelho,

    Sua palavras foram sábias e verdadeiras. É muito importante saber viver e encarar os momentos de dificuldades como crescimento espiritual. Nem sempre aceitamos o que a vida nos oferece, o aceitar as adversidades é uma maneira inteligente de saber viver a vida.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  4. Amado irmãos do Pensamento de Amor e Caridade,

    Nós é que ficamos felizes. A presença de vocês enche de luz este lugar. “Nunca te esqueças de aproveitar o tempo na aquisição de luz, enquanto é dia”.(Chico Xavier - Emmanuel)

    Abraços de luz hoje e sempre

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.