terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Visão Canônica e Histórica de Jesus



Nascido em Belém, cidade da Judéia meridional, no Reinado de Herodes “O Grande”, quando Roma dominava a Palestina e Augusto era o imperador, Jesus Cristo ou de Nazaré teve durante a sua vida poucos registros da sua infância e juventude.
          A sua história está em maior parte registrada no testemunho de quatros evangelhos, escritos por quatro de seus doze discípulos (Marcos, João, Mateus e Lucas).
         Sobre o seu nascimento sabe-se que se deu, segundo Mateus, em Belém, quando o imperador Otávio Augusto teria encomendado um recenseamento de todos os habitantes do império, tendo que cada um se alistar em sua cidade natal. José (pai de Jesus), como era da cidade de Belém viajou com sua esposa Maria (mãe de Jesus) grávida que segundo a aparição de um “anjo” de nome Gabriel estaria destinada a conceber o Messias.

         Ao chegarem a Belém, sem local para serem acolhidos, Jesus nasceu em uma manjedoura, em meio aos animais. A data de Seu nascimento ainda é um paradoxo, sendo fixado para 25 de dezembro no ano de 440, devido a um erro de datação do monge Dionísio o Pequeno, quando organizava um calendário e com a finalidade de cristianizar a festa pagã que acontecia naquela data.

         A notícia do nascimento Daquele que seria o Rei dos Judeus espalhou-se rapidamente e Herodes incomodado ordenou uma matança de todos os meninos de Belém com até dois anos de idade, mas Jesus escapou porque os seus pais foram mais uma vez avisados por intervenção divina e fugiram com Ele para o Egito, lá se estabeleceram até a morte de Herodes, quando então José regressou com Maria e Jesus para Nazaré, onde Ele passou a maior parte de sua vida ajudando ao seu pai no ofício de carpinteiro. Segundo registro no evangelho de Lucas Seu primeiro contato público se deu aos 12 anos, quando Seus pais em visita a Jerusalém O encontra debatendo com os Doutores do Templo. 
Aos trinta anos de idade, após a morte de José, Seu pai, Ele compreende que era chegado o momento de cumprir a Sua missão e segue ao encontro de Seu primo João Batista, que acontece no Rio Jordão, onde ele pregava e batizava as pessoas, e lá Jesus foi batizado. Marcos, em seu evangelho descreve que Jesus após ser batizado viu o céu se abrir, e o Espírito qual pomba desceu sobre Ele, e Ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Tu És meu Filho amado; em ti me comprazo”. Após batizado Jesus seguiu para o deserto, onde jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, lá Ele foi tentado por três vezes por uma entidade maligna denominada de “diabo” e conseguiu por todas às vezes vencer as suas investidas com citações das escrituras sagradas.Em todos os evangelhos estão escritos que Jesus viera ao mundo para “dar a sua vida em favor de muitos” e “anunciar as boas novas do reino de Deus”, tendo realizado durante o seu ministério grandes “milagres”, curou doentes, multiplicou pães e peixes, andou sobre as águas do mar, ressuscitou mortos, livrando muitos do cativeiro das vicissitudes, ensinando a todos a amar e perdoar.

Aos 31 anos, ele completou um grupo de 12 seguidores, todos eles galileus que abandonaram tudo para segui-Lo, porém Jesus, sabedor do Seu destino sempre os preparou, alertando-os para Sua morte e futura ressurreição, também nesta idade Ele realizou um de seus mais belos e famosos discursos “O Sermão da Montanha”.

Jesus reuniu os seus discípulos e seguiu para Jerusalém para celebrar a páscoa, entrando na cidade num lombo de um jumento e foi recebido por uma multidão como Filho de Davi e foi chamado de Rei, e Lucas relata que alguns fariseus ouvindo o clamor de seus discípulos pediram a Ele que os repreendesse, e este lhes respondeu: “Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.”.

Aos 33 anos, quando Tibério era o Rei de Roma, Ele foi acusado de conspirar contra César, considerado blasfemo, por se proclamar filho de Deus e conforme havia predito em sua última ceia com seus discípulos, foi traído por um deles “Judas Iscariotes” em favor de 30 moedas, sendo preso quando orava no Jardim de Getsêmani, na presença de Pedro, Tiago e João (três de seus apóstolos) iniciando assim o seu triste calvário.

Após ter sido preso, Jesus foi levado para Anãs e antes Caifãs para ser submetido a processo religioso. Mais tarde foi conduzido para residência do procurador romano Pôncio Pilatos e este sem entender lhe enviou para Herodes Antipas.

Pilatos não conseguiu ver nenhum delito em Jesus e devido as fortes pressões para condená-lo num gesto simbólico lava as mãos declarando-se inocente de seu sangue, pronunciando a sentença de morte na cruz.Jesus foi flagelado, vestido com um manto vermelho, lhe puseram na cabeça uma coroa de espinhos e nas mãos uma vara de bambu, cuspiram nele e fizeram com que carregasse uma cruz até o Monte Gólgota, onde foi crucificado junto com dois malfeitores, segundo cálculos de estudiosos, historiadores e astrônomos, no dia 7 de abril do ano 27 d.C.

Segundo os evangelhos, no domingo de manhã, três dias após a sua morte, Maria Madalena foi bem cedo ao seu túmulo onde encontrou aberto e vazio, depois disso ele apareceu a ela e aos seus discípulos. Lucas narra em Atos que após a ressurreição Jesus ainda apareceu durante quarenta dias para os seus discípulos, passando ensinamentos e após esses dias ascendeu ás alturas até ser envolto em nuvens.

Alguns símbolos que representam Jesus:

Peixe: “O símbolo do peixe, recorrente no início da iconografia cristã. O termo "peixe" em grego χθύς (ichthýs) é o acrônimo de ησος Χριστός Θεο ιός Σωτήρ (Iēsoùs Christòs Theoù Yiòs Sōtèr), Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

Pão: O corpo do CristoVinho: O sangue de Cristo A Cruz:
O sacrifício Frases e Pensamentos de Jesus:“ Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”" O reino de Deus está dentro de vós."

"Sim, estarei sempre com vós, até o final dos tempos."

"Tendes ouvido o que foi dito: Amarás ao teu próximo, e aborrecerás ao teu inimigo.

Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, fazei o bem a quem vos tem ódio; e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Para serdes filhos de vosso Pai, que está nos Céus, o qual faz nascer o seu Sol sobre bons e maus, esse Sol que nos dá energias e calor vivificando a terra, e que faz vir a chuva abençoada para a natureza e para nós que carecemos da água para a nossa vida. Esse Deus Pai e Criador de todas as coisas que através das matas verdejantes podemos receber o oxigênio da vida. Tudo isso e mais ainda, sobre bons e maus, justos e injustos."

O homem bom traz coisas boas do bem que carrega em seu coração, e o homem mau revela coisas malignas da maldade que carrega em seu coração. E, ao abrir seu coração, a boca fala."

“Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus”.
"Mestre, por que falas por parábolas? Por quê a vos é dado conhecer os mistérios do reino do céu, mas a eles não é dado. Porque aquele que tem, se lhes dá, mas aquele que não tem, até aquilo que tenha lhe será tirado.
Por isso que falo por parábolas; porque vendo não vêem e ouvindo e não ouvem e nem entendem. E assim se cumpre o que foi dito pelo profeta Isaías, que disse: Ouvindo, ouvireis, mas não entendereis. E vendo, vereis, mas não percebereis.
 Porque o coração deste povo se encontra endurecido. Taparam seus ouvidos e fecharam seus olhos para que seus olhos não vejam, e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os cure..."

“O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão.”(Mateus, 15 Versículos: 10 e 11)“.

E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi e entendei:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”. (Mateus, 15 Versículos: 15 a 20)
E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora?

Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.São essas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.“
O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.”
“ Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir. A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos: eles não semeiam, nem ceifam, nem têm despensa, nem celeiro; entretanto, Deus os sustenta. Quanto mais valeis vós do que eles?”.

Fonte Pesquisa: http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.