segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FELIZES E INFELIZES


O conceito espírita da felicidade nem sempre enxerga os felizes onde o mundo os coloca.
Há pessoas que requisitam conforto demasiado, na preocupação de serem felizes, e acabam infelizes, estiradas no tédio.

Criaturas aparecem, pleiteando destaque e, em se crendo ditosas por obtê-lo, confessam-se infortunadas depois, quando se reconhecem inabilitadas para os encargos que receberam.

Há felizes nas mesas lautas, comprando enfermidades com os excessos a que se afeiçoam e infelizes, na carência material, entesourando valores imperecíveis, no proveito das lições que o mundo lhes reservou.

Em toda parte, surpreendemos os felizes de saúde, que abusam da rubustez, caindo na desencarnação prematura, e os infelizes de doença, que senhoreiam longa vida pelo respeito que dedicam ao corpo.

Em todos os lugares, os contrastes aparentemente chocantes... Situações risonhas, muitas vezes, geram suplícios porvindouros, por não saber quem as possui, empregar criteriosamente a felicidade que lhes foi emprestada. Aqui e além, surgem, sem conta, os felizes-infelizes nos enganos a que se arrojam e os infelizes-felizes, nas provações em que se elevam.
Sócrates, considerado infeliz, é o pai da filosofia.

Anytos, imaginado feliz, ainda hoje, no conceito do mundo, é o carrasco.
Jesus, suposto infeliz, é o renovador do mundo.
Barrabás, julgado feliz, até agora, na memória dos homens, é o malfeitor.

Apliquemos o entendimento espírita aos acontecimentos cotidianos e verificaremos que os felizes e os infelizes não estão qualificados pela abastança ou pela indigência que entremostrem nos quadros exteriores. São e serão sempre aqueles que, em qualquer circunstância, edificam a felicidade para os outros, de vez que as leis da vida determinam seja a criatura medida pelas outras criaturas, especificando que a felicidade ou a infelicidade articuladas por alguém, nos caminhos alheios, se voltem, matematicamente, para quem os formou.

TÍTULO.: FELIZES E INFELIZES 
Pelo Espírito de Emmanuel
Do Livro.: Opinião Espírita

O HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece os irmãos DO 
CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ-PEDREIRA-SP-BRASILpelo texto que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

4 comentários:

  1. O primeiro segredo da felicidade é amar uns aos outros e o segundo é praticar a caridade.
    Um abraço a todos e que Deus ilumine todos os seus servidores da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão Tadeu,

      Fiquei maravilhada com seu comentário. Obrigada de todo meu coração.

      Abraços de luz

      Excluir
  2. Passando no blog da minha querida amiga Ana Maria do tapete colorido, recebi seu carinho pela perda do meu filhote "Sultão", venho agradecer suas palavras.

    Te desejo um 2012 cheio de paz e fraternidade.
    Abraços de luz.
    Lua.
    http://naturezadeluanegra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irma Lua Negra,

      Amo a Ana Maria ela é um doce de pessoa e seus amigos não seriam diferente. Não precisa agradecer, quem ama verdadeiramente os animais entenderiam sua dor. Espero que neste ano sua vida seja repleta de realizações, de amor, luz e paz. Seja sempre bem vinda, as Portas do Hospital Espiritual do Mundo estará sempre aberta para você e todos seus familiares e amigos.

      abraços de luz de sua nova amiga.

      Excluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.