quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Beleza

Por.: Leon Dinis

A Beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração.

A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na Terra não percebemos senão um reflexo. Para contemplá-la em todo o seu esplendor, em todo o seu poder, é preciso subir de grau em grau em direção à fonte da qual ela emana, e esta é uma tarefa difícil para a maioria de nós. Ao menos podemos conhecê-la através do espetáculo que o universo oferece aos nossos sentidos, e também através das obras que ela inspira aos homens de talento.

O espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as informações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis superiores de harmonia e de beleza que regem o universo, vêm oferecer a nossos pensadores, a nossos artistas, inesgotáveis temas de inspiração.

A observação dos fenômenos de aparição proporciona a nossos pintores imagens da vida fluídica, das quais James Tissot já pôde tirar proveito nas ilustrações de sua Vie de Jésus (Vida de Jesus).

Oradores, escritores, poetas, encontrarão nesses fenômenos uma fonte fecunda de idéias e de sentimentos. O conhecimento das vidas sucessivas do ser, sua ascensão dolorosa através dos séculos, o ensinamento dos espíritos a respeito dessa grandiosa questão do destino, lançarão, em toda a história, uma inesperada luz, e fornecerão ainda aos romancistas, aos poetas, temas de drama, móbeis de elevação, todo um conjunto de recursos intelectuais que ultrapassarão em riqueza tudo o que o pensamento já pôde conhecer até o momento.

Quando refletimos a respeito de tudo o que o espiritismo traz à humanidade, quando meditamos nos tesouros de consolação e de esperança, na mina inesgotável de arte e de beleza que ele lhe vem oferecer, sentimo-nos cheios de piedade pelos homens ignorantes e pérfidos cujas malévolas críticas não tem outra finalidade senão tirar o crédito, ridicularizar e até mesmo sufocar a idéia nascente cujos benefícios já são tão sensíveis. Evidentemente essa idéia, em sua aplicação, necessita de um exame, de um controle rigoroso, mas a beleza que dela se desprende revela-se deslumbrante a todo pesquisador imparcial, a todo observador atento.

O materialismo, com sua insensibilidade, havia esterilizado a arte. Esta arrastava-se na estreiteza do realismo sem poder elevar-se ao máximo da beleza ideal. O espiritismo vem dar-lhe novo curso, um impulso mais vivo em direção às alturas, onde ela encontra a fonte fecunda das inspirações e a sublimidade do gênio.
Por.: Leon Dinis

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ- PEDREIRA-SP-BRASIL pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

8 comentários:

  1. Ola! Esperança
    aqui estou para agradecer seu carinho e atenção dispensados a nós nesta última semana, que na verdade queríamos que não tivesse fim.
    Ah! seu blog está belo, parabéns!!!
    Luz e paz para vc, fique com o Mestre Maior, te protegendo sempre.
    c/carinho
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    As palavras
    inundadas de verdades,
    tem o poder
    de nos fazer
    viajar por
    pensamentos
    muitas vezes
    adormecidos
    em nossas vidas...


    Vida plena em teus dias.

    ResponderExcluir
  3. Minha amada irmã Teresa,

    Quando nosso coração esta realmente puro e nossa alma leve, sem interesses pessoais o plano espiritual se faz presente sem reservas.
    Pude observar muitos sentimentos nessa semana. Ser verdadeiro com a gente mesmo, com nossa alma é apenas uma fagulha de luz a voar no horizonte Divino.
    Espero que suas buscas tenham sido realizadas dentro dos limites de seus sonhos.

    A Espiritualidade e Sábia

    A espiritualidade e sábia, muito sábia lê nossas almas como pergaminho. A Espiritualidade fala aos ventos, discuti com a chuva, “bate-papos” com a brisa. Finge que dorme como as pirâmides do Egito. Mas está sempre acordada para nossos sentimentos, para nossas ações, para nossos desejos mais íntimos.
    Ela entra em nosso ser, busca a verdade, destroça nossos interesses e enlaça a verdade. Capacita os escolhidos por Deus e atinge diretamente os corações. Assim, a Espiritualidade sempre com seu arco de luz brinda seus filhos e filhas.
    Arrogantes de si pensam engana-la, mas a Espiritualidade Verdadeira bate sem pressa seu martelo na rocha da imortalidade da alma para aqueles que realmente carregam seu Dom.
    Não aceita fingimentos, melindres, paparicações nem sobressaltos. Para estes ela os presenteia com seu próprio galardão.
    A Espiritualidade é sábia, como as pessoas que realmente foram abençoadas desse dom verdadeiro e cristalino. Alguns tentam...
    A Espiritualidade é sábia, deixando perceptível aqueles que possuem dons verdadeiros, aqueles que caíram dos céus, aqueles que realmente buscam a verdade, buscam a caridade e o amor.
    A Espiritualidade é Sábia, e sábio é o coração daqueles que realmente buscam o caminho da espiritualidade de uma maneira simples e sem reservas em seu coração.

    (Sueli Silva)

    ResponderExcluir
  4. Olá Esperança
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Querida Esperança..Lindo Nome..Vou voltar..proimeto.
    Adori seu blog e ja vi que tenho muito o que aprender aqui.
    Preciso sair..mas prometo..volto pata ler tranquila o seu texto..
    Eu te sigo..
    Bj
    Ma

    ResponderExcluir
  6. Amado irmão Aluisio,

    Suas palavras construíram castelos em meu coração.

    Abraços de Luz

    ResponderExcluir
  7. Amado irmão Wanderley,

    Lembra-te sempre : Cada dia nasce de um novo amanhecer, nasce uma nova amizade. As portas do Hospital Espiritual estarão sempre abertas para você e todos os seus.
    Eu que lhe agradeço por me receber com tanto carinho em seu espaço de luz.

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  8. Amado irmã Ma. Ferreira,

    Aprenderemos juntas!
    Hoje auxilio, amanhã serei a necessitada de auxilio. Será uma troca baseado no amor, na fé e na esperança. Fico honrada por sua amizade.

    Abraços Luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.