quinta-feira, 30 de junho de 2011

Animais Ajudam no Tratamento de Doenças

Além de companheiros, os animais também podem
 ser verdadeiros médicos de quatro patas. 
Crédito: Flickr/ CC- Bogart Handsome Devil

Estudos revelam que cuidar de algum bichinho auxilia pacientes com depressão, problemas cardíacos e até Mal de Parkinson.

No Brasil, desde 1997, os pacientes com os mais diversos tipos de problemas de saúde têm tido a oportunidade de serem “cuidados” por animais terapeutas. A prática, conhecida como zooterapia foi trazida pela médica veterinária Hannellore Fuchs e tem se mostrado muito eficaz.

E para comprovar os benefícios da zooterapia, cientistas de todo o mundo têm realizado algumas pesquisas que mostraram a melhora considerável de pacientes com diversas doenças, inclusive, Mal de Parkinson, como revelou um artigo do Journal of Neurology.

De acordo com o tabloide britânico The Sun o texto revela como um simpático cachorrinho foi o responsável pela impressionante melhora de uma paciente que sofria da doença. Uma inglesa de 28 anos que não teve seu nome divulgado deixou de tomar doses de morfina diárias depois que ganhou um West Highland Terrier de presente.

Segundo os médicos da Imperial College London, responsáveis pelo artigo, a paciente teve melhoras significativas em sua locomoção, além do apetite e sono também terem voltado. Os estudiosos acreditam que o fato da paciente ter que levar o animal para passear e ter responsabilidade sobre ele a incentivou a praticar exercícios e desenvolver seu lado defasado do cérebro.

Além disso, eles descobriram um pet auxilia o paciente a produzir mais dopamina, responsável por estimular o sistema nervoso central. Mas saiba que não apenas os cães que têm esse poder. Gatos, coelhos, roedores e até peixinhos dourados podem ser excelentes “médicos”.
Não são apenas cães e gatos que auxiliam na
manutenção da saúde de seus donos. Crédito:
Captain Subtle's photostream.

O caso da britânica foi apenas uma das doenças que foram beneficiadas com a presença de um animalzinho. Confira a seguir mais sete problemas que podem ser amenizados com um pet.

Alergias
Crianças expostas a um ou mais cachorros ou gatos durante o primeiro ano de vida têm de 66% a 77% menos chances de desenvolverem algum tipo de alergia, segundo o estudo da Universidade de Medicina da Geórgia, EUA.

Ataque Cardíaco
De acordo com a Universidade de Purdue, Estados Unidos, ter um pet reduz em 3% as chances de desenvolver um ataque cardíaco.

Depressão
Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que os níveis de serotonina aumentam em pessoas que têm animais. Antidepressivos halopáticos têm a mesma função. 

Rinite
Um dos problemas mais comuns em todo o mundo, a alergia tem menos chances de se manifestar em donos de gatos. Segundo o Japan's Himeji Medical Association, quem tem um bichano como companhia tem 30% menos chances de contrair o problema. 

Eczema
Também conhecida como dermatite atópica, a doença tem menos chances de se manifestar em crianças que conviveram em casa com cães até seus 3 anos de vida. A descoberta foi feita pelo Marshfield Clinic, nos EUA.

Pressão Ata
Um estudo feito pelo Baker Medical Research Institute, na Austrália, revelou que donos de animais têm a pressão significativamente menor que os que não têm pets. 

Terceira Idade
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, os idosos que têm cães em casa precisaram visitar 21% menos o médico para se tratar de algum problema.

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DO SITE PETMAG pelos Artigos que engrandecem este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site fazem parte do próprio artigo do site PetMeg. Grata, Esperança.

10 comentários:

  1. Oiii!
    Minha mamis sempre diz que eu sou a saúde física (pois a levo para caminhar) e mental dela!!!
    Lambeijos da aumiguinha Brenda!

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã Brenda,

    Andando com esse anjinho que mais se parece com uma ovelhinha de Deus certamente estarás sempre com a saúde mental e física em dia.


    Abraços de luz e lambeijos também...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Meu nome é Sandra!
    Brenda é esta "ovelhinha" linda que Deus me deu!
    Beijos...
    Adoro seu comentários e post's... me fazem refletir!
    Beijinhos, Sandra!
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Que amor os bichinhos ! Vc estava passeando...
    Obrigada pela visita !


    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Amada irmã Sandra,

    Fico eternamente grata por você fazer parte do Hospital Espiritual do Mundo.
    Saiba que essa menininha de pelinhos branquinhos não veio por acaso para sua vida, não é mesmo? Os animais ensinam muito a gente, principalmente em termos de simplicidade e fidelidade ao próximo seja ele quem for.
    Sua Ovelhinha que caiu dos braços de Deus é a luz que te ilumina e te fazes respirar em um mundo que falta tanto amor.
    Cuide dessa princesa, ame e a mime com todas suas forças. Lembre-se sempre minha nova e terna amiga: Olhando no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.” Escreveu Philip Ochoa maravilhosamente.

    Abraços de luz e lambeijos na minha mais nova sobrinha

    ResponderExcluir
  6. Amada irmã Jacque,

    Trabalho em um Hospital Espiritual no interior da cidade de Goias, mas precisamente na cidade de Abadiânia – motivo este de minha ausência. Estava com muitas saudades de você....

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  7. Nós do blog Os Animais e o Espiritismo e Janela Espírita estamos adorando esta semana de posts sobre nossos irmãozinhos!! Obrigada!!

    Os animais são parceiros de evolução e precisamos trata-los como companheiros!

    Grande abraço!
    Fernanda
    www.animaiseoespiritismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amados irmãos da Janela Espírita e Amada Fernandinha,

    Ficamos felizes por estarem gostando dos posts...

    Abraços de Luz

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita ao meu blog... ;)
    Que matéria linda!! AMEI!!! Os animais são tudo de bom em nossas vidas. bjo,

    ResponderExcluir
  10. Amada irmã Cristina Ramalho,

    Concordamos com você!
    Os Animais são Anjos de quatro patas que fazem nossas vidas se tornarem mais nobres. O Hospital Espiritual do Mundo é que agradece seu carinho. Saiba que sua visita iluminou este lugar.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.