domingo, 22 de junho de 2014

OS FILHOS DA TERRA

OS FILHOS DA TERRA
CHEFE SEATHL
(DA TRIBO SUWAMISH)


Como pode alguém comprar e vender o céu, o calor da terra? É uma ideia estranha para nós. Porque não possuímos a frescura do ar ou o brilho da água. Como grande chefe pode querer comprá-lo de nós? 

Cada parte de nossa terra é sagrada para o meu povo. Cada copa brilhante de um pinheiro, cada névoa dos bosques escuros, cada inseto luminoso é santo na memória e na experiência de meu povo.
Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Para ele, um pedaço de terra é igual ao seguinte. Porque ele é um estranho que chega de noite e tira tudo o que necessita. Seu apetite devorará a terra e deixará atrás de si um deserto. A visão de suas cidades castiga os olhos do índio. Talvez porque o índio é um selvagem e não entenda...

Não há lugares calmos nas cidades dos homens brancos. Nenhum lugar para se ouvir as folhas da primavera ou o ruído das asas dos insetos. Talvez eu seja um selvagem e não compreenda – mas o barulho apenas insulta meus ouvidos. 

E o que é a vida lá, se um homem não pode ouvir o belo canto do rouxinol ou as conversas noturnas dos sapos em volta do lago? 
O índio prefere o som suave do vento escorrendo na face da lagoa, o cheiro do vento lavado por uma chuva de meio-dia e perfumado pelos pinheiros. 

O ar é precioso para o índio. Todas as coisas repartem o mesmo ar: os animais, as árvores, o homem.
O homem branco prefere não levar em conta o ar que respira. Como um homem morrendo há vários dias, ele está entorpecido para o perfume. Se todos os animais e árvores desaparecessem, o homem morreria de grande solidão de espírito, porque seja o que for que aconteça aos animais e plantas, acontecerá também ao homem. Todas as coisas estão ligadas.
O que suceder à terra, sucederá também com os filhos da terra.

(Trecho da carta escrita pelo chefe Seathl, da Tribo Suwamish (Washington)em 1855, em resposta à compra de terras indígenas pelo governo Norte-americano).



NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.