sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Será lícito Abreviar a Vida?


Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança de cura?

Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim? Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? 

Não pode ele conduzir o homem até à borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias diversas das que tinha? 

Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?

Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância.

Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento. O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas, guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro. São Luís. (Paris, 1860.) 
Cap. V, item 28.

Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite autor e a fonte. Obrigada, Hospital Espiritual do Mundo.
As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

5 comentários:

  1. Amada irmã Esperança, além da importância do último pensamento, creio que não se deveria de interferir a abreviar a vida de nenhum irmão, pois ao fazê-lo estaremos a contribuir para o não cumprimento do tempo de vida desse ser aqui na terra, e isso poderá efectivamente atrasar o seu processo evolutivo. Também todos sabemos que falar é fácil, difícil é colocar em prática, principalmente quando existem opiniões de familiares que discordam de nós e quando isso acontece, só podemos apelar ao bom senso comum.
    Desejo-lhe um Iluminado fim de semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Ola! Menina, claro que os olhos são azuis da cor do céu.
    passei para te dar um gde bj no coração, bochechaS e na alma
    c/carinho
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!
    tenha uma semana de paz, harmonia e discernimento
    c/carinho
    Teresa

    ResponderExcluir
  4. Esperança, depois de um bom tempo afastada da Net por motivo que acredito saibas, retorno com o coração ainda sangrando mas já entendendo e aceitando o ocorrido. Sabe meu anjo, por nenhum momento tentei fazer algo ou imaginei pedir ao médico que abreviasse o sofrimento dele, nunca, jamais, sempre houve a esperança apesar dos médicos terem me desiludido totalmente, lutei por todos os motivos descritos acima, mas só de relembrar agora já as lágrimas correm, beijos Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã Luconi,

      Doce irmã planetária, também estive ausente da net e entendo-lhe perfeitamente com lagrimas em meu coração. Sei também que devemos aceitar sem condenação todas as sendas que percorremos mesmo que cortem nossa alma. De certa forma, todas são validas se lhes aproveitarmos os elementos educativos. Como é difícil doce amiga entendermos a dor, o sofrimento e tudo que envolve os seres que amamos. Como almas eternas em estagio temporário no recinto de nosso lar um dia eles partem a caminho da luz. Lagrimas percorrem nossa casa coração e muitas vezes nos perdemos de nos mesmos num questionar sem fim. Não saberemos se um dia obteremos respostas para essa dor que invade nosso ser, ou se merecemos tê-las. Assim amada, deixo para ti um pedaço do meu coração e fico com um pedaço do seu.

      Abraços de luz
      Esperança

      Excluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.