Glândula Tireóide
Pode Interferir No Seu Humor
ROSALI ANDRADE
A glândula tireóide se localiza na região do
pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. É uma glândula muito importante porque
produz dois hormônios: a tiroxina e a triodotironina. Estas substâncias, que
contém muito iodo, são responsáveis por regular o metabolismo, a temperatura do
corpo e a produção de energia.
Quando esta glândula não funciona direito, o corpo acaba sofrendo uma série de sintomas como cansaço, sonolência, nervosismo, redução ou aumento de peso, problemas de memória, entre outros.
As principais disfunções da tireóide vão desde o bócio endêmico que é o inchaço da glândula, que está associada à falta da ingestão de iodo e por isso mesmo comemos o sal iodado; podem ocorrer nódulos na glândula (benignos ou malignos); e os desequilíbrios na produção dos hormônios que são caracterizados pelo hipertiroidismo ou hipotiroidismo.
Quando a glândula está funcionando normalmente, ela é controlada por outro hormônio que é produzido pela hipófise, no cérebro, que é o TSH (hormônio tireoestimulante).
Se o organismo precisa de tiroxina ou triodotironina, produz o TSH, que é levado para tireóide para estimular a produção dos dois hormônios. Por alguma razão que ainda se desconhece o motivo, o organismo causa uma doença auto-imune, ou seja, se auto-ataca e desregula este funcionamento dos hormônios.
No caso do mal de Hashimoto, os anticorpos produzidos pelo organismo impedem que o TSH atue sobre a tireóide e ela deixa de produzir os dois hormônios. Gera então o hipotiroidismo.
No mal de Graves há um aumento de produção dos hormônios pela tireóide, resultando no hipertiroidismo.
Quando o indivíduo apresenta alteração na
tireóide aparecem também os transtornos de humor.
Esta situação acontece porque a regulação da energia do corpo se modifica. Quando a pessoa apresenta hipotiroidismo há uma prevalência da depressão, pois ela deixa de ter motivação para realizar as tarefas, se sente cansada, com pouca memória e com um metabolismo mais lento, acaba engordando.
Já as pessoas que tem hipertiroidismo, ao contrário, entram em um estado de ansiedade, nervosismo, inquietude, insônia, excesso de transpiração e perda de peso, apesar de se alimentarem.
Chamo a atenção para a importância do equilíbrio desta glândula, pois muitas pessoas tem apresentado estes sintomas e são erroneamente diagnosticadas: ou se acham somente estressadas, ou já são consideradas pessoas com síndrome do pânico, onde muitas delas se auto-medicam com anti-depressivos ou relaxantes, quando na realidade precisam somente ir ao endocrinologista e após os exames, receber a medicação correta para tireóide.
Outro fato é que algumas pessoas acreditam que o estado de ansiedade seja simplesmente problema espiritual e deixam de fazer seus exames preventivos.
Realmente, a maioria de nós está estressada e precisando de um encontro com os amigos espirituais, mas sem generalizar, devemos cuidar também do nosso corpo físico para termos uma saúde integral.
Rosali
TÍTULO: Glândula
Tireóide Pode Interferir No Seu Humor
POR.: ROSALI ANDRADE
Se quiser tirar suas dúvidas pode nos ligar: (0xx11 6951-4203).
Ps.: Os conceitos aqui emitidos não expressam
necessariamente a filosofia FEAL, sendo de exclusiva responsabilidade de seus
autores.
FONTE.: http://www.feal.com.br
HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece
os irmãos FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ, pelo artigo que
iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se desejar compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a
integralidade do texto e cite autor e a fonte. Obrigada. HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO.
Nota.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das
mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for
comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.