segunda-feira, 20 de maio de 2013

O TRATAMENTO DAS DOENÇAS E O ESPIRITISMO


PATOLOGIA DA ALMA


1 - O Espiritismo pode contribuir para o tratamento das doenças?


Emmanuel - Mágoas, ressentimentos, desesperos, atritos e irritações entretecem crises do pensamento, estabelecendo lesões mentais que culminam em processos patológicos, no corpo e na alma, quando não se convertem, de pronto, em pábulo da loucura ou em sombra da morte.


3 - Por que acontece assim?

Emmanuel - Isso acontece porque milhões de criaturas, repostas no lar, recapitulam amargosas e graves experiências, junto àqueles que atormentaram outrora ou que outrora lhes foram implacáveis verdugos; metamorfoseados em companheiros que, às vezes, trazem o nome de pais e figuram-se adversários intransigentes; responderam por filhos e mais se assemelham a duros algozes dos corações afetuosos que lhes deram o tesouro do berço; carregam a certidão de esposos e parecem forçados, em algemas duplas na pedreira do sofrimento; fazem-se conhecidos por titulares da parentela e exibem-se, à feição de carrascos tranquilos.


4 - Como classificar o reduto doméstico, onde se reúnem sob os mesmos interesses e sob o mesmo sangue os inimigos de existências passadas?

Emmanuel - Do ponto de vista mental, os adversários do pretérito, reencarnados no presente, expandem entre si tamanha carga vibratória de crueldade e rebeldia, que transfiguram o ninho familiar em furna, minado por miríades de raios destrutivos de azedume e aversão.



5 - Qual o papel dos princípios espíritas diante dos conflitos familiares?

Emmanuel - Diante dos conflitos familiares, surgem os princípios espíritas por medicação providencial.

6 - Qual o ponto fundamental do socorro espírita nos males de origem doméstica?

Emmanuel - Claramente, na educação individual e, evidenciando a reencarnação, destaca o impositivo da tolerância mútua, por terapêutica espiritual imediata, a fim de que os pontos nevrálgicos do indivíduo ou do grupo sejam definitivamente sanados.

7 - Como classificam a Doutrina Espírita as pessoas difíceis da convivência ou da consanguinidade?

Emmanuel - A Doutrina Espírita, proclamando o entendimento fraterno por medida inalienável, perante os ajustes precisos, cataloga os irmãos transviados na ficha dos enfermos carecentes de compaixão e socorro.


8 - Como funcionam os ensinamentos espíritas na cura dos males que infelicitam as criaturas humanas?

9 - A caridade pode auxiliar nas curas dos males humanos?

Emmanuel - Fácil verificar, assim, que a Doutrina Espírita encerra a filosofia do pensamento reto, por agente preservativo da saúde moral, e consubstancia a religião natural do bem, cujas manifestações definem a caridade por terapêutica de alívio e correção de todos os males que afligem a existência.

10 - Em que fórmulas essenciais se baseiam a terapêutica espírita?

Emmanuel - Com os ensinamentos espíritas aprendemos que os atos de bondade, ainda os mais apagados e pequeninos, são plantações de alegrias eternas e que o perdão incondicional das ofensas é a fórmula santificante para supressão da dor e renovação do destino.

11 - Quais são os medicamentos do espírito?


Emmanuel - Nas atividades espíritas, colhemos do magnetismo sublimados benefícios imediatos, seja no clima do passe, sob o influxo da oração, ou no culto sistemático do Evangelho no Lar, por intermédio dos quais, benfeitores e amigos desencarnados
nos reequilibram as forças, através da inspiração elevada, apaziguando-nos os pensamentos, ou se valem de recursos mediúnicos esparsos no ambiente, a fim de nos propiciarem socorro à alma aflita ou às energias exaustas.

Se abraçastes, pois, a Doutrina Espírita, perlustra-lhes os ensinos e compreenderás que a humildade e a benevolência, o serviço e a abnegação, a paciência e a esperança, a solidariedade e o otimismo são medicamentos do Espírito, transformando lutas em lições e dificuldades em bênçãos, porque no fundo de cada esclarecimento e de cada mensagem consoladora, que te fluem da inspiração, ouvirás a palavra do Cristo:

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.


EMMANUEL
(DO LIVRO “LEIS DO AMOR”, FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER E WALDO VIEIRA) FONTE: UNIVERSO ESPÍRITA
FONTE.: FORUM ESPÍRITA NET

O HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece os irmãos do FORUM ESPÍRITA NET, pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.
HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

domingo, 19 de maio de 2013

DESCULPISMO



Companheiros que arruínam o corpo em hábitos viciosos arquitetam largo sistema de escusas, tentando legitimar as atitudes infelizes que adotam, comovendo a quem os
ouve, entretanto, acabam suportando em si mesmos as consequências das responsabilidades a que se afeiçoam.

E, ainda agora, quando a Doutrina Espírita revive o Evangelho, concitando os homens à construção do bem na Terra, surgem às pencas desculpas disfarçando deserções:

- Estou muito jovem ainda…
- Sou velho demais…
- Assumi compromissos de monta e não posso atender…
- Minhas atribulações são enormes…
- Obrigações de família estão crescendo…
- Os negócios não me permitem qualquer atividade espiritual…
- Empenhei-me a débitos que me afligem…
- Os filhos tomam tempo…
- Problemas são muitos…
 
Tantas são as evasivas e tão veementes aparecem que os ouvintes mais argutos terminam convencidos de que se encontram à frente de grande sofredores ou de criaturas francamente incapazes, passando até mesmo a sustentá-los na fuga.

Os convidados para a lavoura de luz, no entanto, engodados por si próprios, acordam para a verdade no momento oportuno e, atados às ruinosas consequências da própria leviandade, não encontram outra providência restauradora senão a de esperarem por outras reencarnações.

PALAVRAS DE VIDA ETERNA, EMMANUEL, CHICO XAVIER

FONTE.: FORUM ESPÍRITA NET

O HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece os irmãos do FORUM ESPÍRITA NET, pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.

 Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.
HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO

 
NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

A HISTÓRIA DE SOFIA - FARMÁCIAS PANVEL

MAIS QUE MIL PALAVRAS


A História de Sofia - Farmácias Panvel
 

 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.

 
NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A FORÇA DO PENSAMENTO



Não estou jogando com palavras. Posso lembrar a experiência de um dos astronautas da Apollo 14, que foi à Lua levando a incumbência de fazer transmissões telepáticas para a Terra. As suas comunicações foram recebidas no Centro Espacial de Houston, nos Estados Unidos, demonstrando a possibilidade das comunicações telepáticas, no Cosmos. Sendo assim, as experiências telepáticas, nos Estados Unidos, demonstraram que não há matéria física que bloqueie o pensamento. E nem o espaço, nem o tempo, impedem essa transmissão. A transmissão telepática é precisa e perfeita, em qualquer distância, em qualquer ponto e através de qualquer espécie de matéria física.

Quando o professor Rhine, da Universidade de Houston, confirmou o que estamos dizendo, Ransiliev, da Universidade de Leningrado, contestou suas afirmações, comentando: “vou mostrar, através de pesquisas, que há barreiras físicas capazes de deter a transmissão telepática”. Ele fez uma série de investigações científicas e chegou à conclusão de que a energia do pensamento é uma energia física, mas de tipo ainda desconhecido, porque nenhuma barreira física consegue impedi-la.

O professor Rhine então disse: “o professor Ransiliev chegou a uma conclusão científica, de acordo com a minha, mas não a expôs de maneira científica, porque, quando ele disse que essa energia é de tipo desconhecido, não podia ser da matéria física”. Para o professor Rhine, a energia mental é extrafísica. Não pertence ao corpo físico, porque supera todos os condicionamentos e todas as barreiras do corpo físico. Isso prova que, apesar da distância que Deus está de nós, no Infinito, ou que um Espírito esteja, podemos enviar a Ele a nossa mensagem mental, porque não há barreiras que impeçam a comunicação do pensamento, às maiores distâncias.

É claro que a resposta de Deus é dada em nossa própria consciência. Nós a recebemos intuitivamente, ou muitas vezes através dos fatos, para os quais pedimos a sua manifestação. A prece tem, portanto, um sentido puramente racional. Nós nos dirigimos a uma Entidade, que sabemos ser Deus. Sabemos que ela existe, por que? 
 

Porque a vimos? Porque a tocamos? Não. Mas porque a vimos e sentimos na natureza que nos cerca, em toda a estrutura ordenada do Universo, onde nada acontece por acaso, pois tudo é determinado por Leis e, portanto, dirigido por uma Inteligência. Nada nasceu por acaso, porque o acaso não é inteligente. Se tivéssemos nascido por acaso, deveríamos ser uma monstruosidade. Nada existe por acaso. A Terra tem a sua estrutura, suas leis determinadas, perfeitas, que regem a existência de todas as coisas e de todos os seres. Por isso, sabemos que Deus existe. Deus é esse poder, embora não possamos tocá-lo nem vê-lo, porque é absoluto. Por isso, Deus está presente; sempre, em toda parte, em nossa consciência, em nosso coração.

Falar com Deus não é difícil, como pensam. Não se precisa de alto-falantes nem estações de rádio para transmitir uma mensagem ao espaço. Não! Deus está presente em nós mesmos, na nossa consciência e no nosso coração. Ele está e nos ouve, dentro de nós. Então, basta dirigirmos uma prece a Ele e nós, realmente, conseguimos nos comunicar com o Pai Criador.

José Herculano Pires
Livro No Limiar do Amanhã (Lições de Espiritismo)
 
O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE FORUM ESPIRITA NET, pelo artigo que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.

Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.



NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ÓDIO ENFERMIDADE DA ALMA




Aloja-se na mente atormentada que o agasalha e o vitaliza co
m o combustível da insensatez.
Enfermidade da alma, contamina muitos daqueles que se lhe acercam, em razão das ondas mefíticas que irradia.

Jaz no recesso das emoções descontroladas e dorme no egoísmo avassalador que somente a si se atribui direitos e merecimentos. Irrompe sob pretextos falsos e justifica-se através de ardis, que são os interesses inconfessáveis de que se nutre.
A inveja, o despeito, a mágoa, o ciúme, o orgulho, a prepotência, desencadeiam-no, por serem decorrência da inferioridade moral da criatura, no estágio primevo da evolução.

Inicia-se com a ira, robustece-se com o hábito da cólera, e domina
Os fracos, aparentemente fortes, são–lhe os melhores candidatos, em razăo dos conflitos, recalques e complexos de inferioridade que padecem e ocultam sob as reações morais e físicas da violência.

Enquanto viger no coração humano esse adversário cruel, a humanidade estará a braços com os sofrimentos individuais, de grupos, massas e nações.

Os heróis, os santos, os sábios e os mártires conheceram-lhe de perto a ação nefanda, padecendo as artimanhas com que se disfarça para atingir as suas metas inferiores.
Sócrates não se pôde furtar à inveja dos apaniguados do ódio.

Jesus não se importou de sofrer a sanha do despeito farisaico que sustentava o ódio.
João Huss, por desacreditar a mentira, ardeu nas chamas do ódio, que o comburiram na fogueira.
Leymarie, confiando na justiça, foi arrojado ao cárcere, pelo preconceito que esconde a virose do ódio.

Gandhi, padeceu a infâmia que o ódio articula e teve o corpo abatido…
A relação é expressiva e vem atravessando os séculos enriquecida por vândalos e psicopatas, nobres e plebeus que se ergueram e se celebrizaram pela loucura que o ódio acelera.

Não obstante, a maior vítima do ódio é aquele que o carrega.

Vivendo-lhe a constrição ultrajante torna-se infeliz e contagia de mal estar todos quantos lhe experimentam a convivência.
Há, no mundo, os que odeiam porque se não resolvem amar, porquanto o amor é o antídoto dessa enfermidade que mata expressivo número de vítimas, que são todos aqueles que lhe permitem a contaminação.

É grande o número dos desajustados pelo ódio no mundo!
Ao primeiro sinal da presença do ódio em ti, reage com resolução firme.
Não acalentes a ideia do desforço, nem agasalhes os sentimentos da mágoa.

Todo mal è prejudicial àquele que o aciona; portanto, não te deixes atingir. Se tombares na revolta, ferido pela ira, refunde as tuas forças na oração e desculpa o ofensor, passando a amá-lo a distância, sem entrar em sintonia com a atitude infeliz que o outro haja tido em relação a ti.

No algodão do amor, todo ódio morre asfixiado pelas vibrações da piedade fraternal para com o ofensor.

TÍTULO.: ÓDIO ENFERMIDADE DA ALMA
Joanna de Ângelis / Divaldo Pereira Franco
Livro: “Momentos de Renovação”

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE FORUM ESPIRITA NET, pelo artigo que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.

Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

domingo, 14 de abril de 2013

PAZ ÍNTIMA


 
Os ultrajes não o afetam; as agressões não o intimidam; a morte não o atemoriza, porque ele é livre, portador de uma liberdade que algema nenhuma escraviza ou aprisiona, nem cárcere algum limita...

É, portanto, imbatível, terminando por fazer-se amado, mártir dos ideais e das aspirações de todos. Pronto!

Pelo Espírito Victor Hugo
Do livro: Árdua Ascensão, Médium: Divaldo Pereira Franco 

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ-PEDREIRA-SP-BRASIL, pelo artigo que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

domingo, 7 de abril de 2013

GENTE COM DEFEITO?

 


Comecei a pensar sobre isso. Fui procurar me entender, a partir dessas minhas reações, tentar me conhecer
melhor. Afinal, sou espírita, logo, acredito em evoluir pra me tornar um ser melhor. Tanto eu, quanto os outros. E acredito no autoconhecimento como um caminho importante na evolução.

Notei que certos “defeitos” me afetavam quando surgiam em pessoas próximas a mim, em relação às quais nutria certas expectativas. Tais expectativas costumam ter fundamento? Em alguns casos. Se certa mãe que devia cuidar do filho pequeno não consegue suprir as necessidades dele, poderíamos dizer que o incômodo tem uma base, desde que há uma expectativa legítima de que mães acalentem e cuidem de seus filhos. Mas é preciso considerar que não existe apenas isso, pois há também a condição material, mental e emocional da mãe, de atender a essas necessidades ou não, e pode haver um motivo específico que explique seu comportamento. Seres humanos têm desafios complexos e se complicam emocionalmente, iludem-se com prioridades fictícias, adoecem, perdem empregos...

Pensando assim, também passei a focar nas virtudes e qualidades que antes estavam ocultas na pessoa, sob aquele pretenso “defeito” que até então me incomodava tanto. E vi que lá estava aquela criatura, exercitando essas qualidades e se desenvolvendo, segundo sua possibilidade e compreensão da vida.

Assim, comecei a ter um olhar mais positivo, que os budistas talvez chamassem de “compassivo”. Isso não implica fechar os olhos, mas olhar de outra maneira. Isso também não faz nossa dificuldade passar e tudo ficar instantaneamente maravilhoso. Mas melhora bem a possibilidade de compreensão e convivência.

Não vou dizer aqui que costumamos enxergar nos outros aquilo que não conseguimos ver em nós mesmos, porque é um fato que já comprovei e uma abordagem já muito batida. Mas até nesse sentido, enxergar no outro o que precisamos descobrir em nós é uma sabedoria das Leis Divinas e uma providência educativa.

A inteligência emocional, a percepção de como estamos nos sentindo, é algo muito valioso, para lidar com tais questões de maneira mais sensata possível. Como observa Eckhart Tolle em “O Poder do Silêncio” (Ed. Sextante): “Reclamar e reagir são as formas preferidas da mente para fortalecer o ego. O eu autocentrado precisa do conflito para fortalecer sua identidade. Ao lutar contra algo ou alguém, ele demonstra pra si mesmo que ‘isto sou eu’ e ‘aquilo não sou eu’. É comum que países procurem fortalecer sua sensação de identidade coletiva colocando-se em oposição aos seus inimigos.” Pode ser, então, que atribuir defeitos seja mais um modo de nos afirmarmos – e simplesmente isto! Os defeitos, então, estão na nossa visão egocentrada e não na pessoa, considerada como essencialmente uma criatura divina em vias de progresso espiritual, seguindo sua trajetória e fazendo uso de seu livre-arbítrio.

Além do mais, o conceito de “defeito” que adotamos para este texto, pode perfeitamente aplicar-se a nós mesmos. Nossas atitudes, hábitos e idiossincrasias podem andar desagradando pessoas por aí. Algumas ou muitas. Então, é melhor evitar radicalismos e expandir a compreensão. Reclamações, ações extremadas às vezes são infelizes, tanto em si mesmas quando nos resultados que ocasionam. Diz Emmanuel em “Seara dos Médiuns” (FEB), “olvidemos os defeitos do próximo, na certeza de que todos nos encontramos sob o malho das horas, na bigorna da experiência.”
 

TÍTULO: GENTE COM DEFEITO?

Por Rita Foelker, Extraído do site:

O HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece os irmãos do centro espírita de luz-pedreira-sp-brasil, pelo artigo que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.  

Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.
HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO 

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CARTA A JESUS



Carta a Jesus
De Cairbar Schutel

Meu Mestre e Senhor Jesus.
Louvado seja o teu santo Espírito!
Nos momentos penosos da minha vida tenho-me apegado
contigo e nunca deixei de merecer a Tua misericórdia.

Nos momentos de alegria e abundância da minha vida, nunca deixei
de te render graças e cantar louvores ao Teu incomparável Espírito.
Ajuda-me, Senhor, nas minhas deficiências, preenche as minhas falhas,
enche os meus claros com o Teu beneplácito e não permitas que
pelos meus defeitos seja a Tua Doutrina escandalizada e a
Tua palavra maculada.

Sou Teu discípulo e te amo como o cão fiel ama ao seu dono.
Sou criança ignorante. Tem compaixão de mim!
Abençoa a todos os Espíritos, meus irmãos, que me sustentam e
dá-lhes forças para que operem comigo o Teu amor.

Louvado seja Deus, o nosso Pai Celestial a quem conheço,
Senhor, por Teu intermédio e a quem amo e adoro,
se guardo o Teu preceito.

Prece contida na obra "Preces Espíritas",
de Cairbar Schutel, 1987 (Casa Editora O Clarim).

O HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO agradece os irmãos do SITE AUXILIO FRATERNIDADE, pelo artigo que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.
HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

MORRER É SIMPLESMENTE







Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite autor e a fonte. Obrigada.


As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

OSQUESTRA INTERIOR

ORQUESTRA INTERIOR

 

“Nossa orquestra interna é composta de diferentes instrumentos musicais: memórias, desejos, tendências, mente, crenças, emoções, sentimentos, medos, intuição, julgamentos, criatividade, imaginação. Quando regemos bem a orquestra interior, deixamos de ser afetados pelas influências externas. Quando a orquestra nos dirige, dançamos de um lado para outro, sem uma direção clara. Mas quem é o diretor desta orquestra? Você. Quem é você? A consciência, a alma, o ser. Quando sua consciência está no comando, você faz a orquestra tocar de acordo com sua voz interior, ou seja, suas intenções mais puras e seus valores. Você pode. Você simplesmente tem que estar desperto e atento.” (Brahma Kumaris - Acesse ORGANIZAÇAO BRAHMA KUMARIS).

 

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos da ORGANIZAÇAO BRAHMA KUMARIS, pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.  

Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.