segunda-feira, 12 de novembro de 2012

JOÃO DE DEUS, MÉDICO QUE CUIDA DA ALMA DE LULA

João de Deus atende milhares de pessoas em sua clínica
Ed Ferreira/AE
 
João de Deus, médico que cuida da alma de Lula
 
João de Deus, médico que cuida da alma de Lula
Alana Rizzo, de O Estado de S.Paulo

 Ex-presidente se encontrou ao menos 3 vezes com médium de Goiás, conhecido internacionalmente

BRASÍLIA - Diagnosticado com câncer há quatro meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sob os cuidados dos melhores médicos do País, no Hospital Sírio-Libanês, mas também foi buscar a "saúde da alma" em uma pequena comunidade do interior de Goiás. João de Deus, um médium especializado em cirurgias espirituais que mal sabe ler e escrever, é quem o acompanha.

Atribuem-se a João Teixeira de Faria, nome real de João de Deus, feitos como fazer cegos enxergarem, reduzir tumores e conseguir que paraplégicos voltem a andar. Uma de suas façanhas é inegável. Ele transformou a pequena Abadiânia, com 15 mil habitantes, em polo turístico internacional. 

Semanalmente, milhares de pessoas dos mais diversos países gastam pelo menos U$ 2 mil para chegar ao município, distante 117 km de Brasília, em busca da cura espiritual. Seja por meio da água fluidificada, do remédio feito à base de passiflora ou pelas cirurgias visíveis (com pinças gigantes, tesouras e facas de cozinha) e invisíveis.

Desde que começou o tratamento tradicional, Lula e João de Deus se encontraram ao menos três vezes em São Paulo. Porém, ninguém fala abertamente sobre os vínculos entre os dois. "Lula é um bom filho. Um menino que começou lá de baixo, fez uma história e hoje você vê os brasileiros sorrindo", elogia João de Deus, como se traçasse um paralelo com a própria trajetória. 

Nascido no vilarejo de Cachoeira da Fumaça, em Goiás, João era o mais novo de seis filhos de uma família simples. Com a mediunidade, rodou o mundo e atendeu um incalculável número de pessoas. Essa lembrança é interrompida com mais uma pergunta sobre o paciente. 

"Quem trata do Lula é o coração de todos os brasileiros, que estão orando por ele. Aquele homem se dedicou até na hora que a mãe dele estava no caixão ao povo brasileiro. Se desse o contrário, o Brasil e o mundo inteiro estavam em luto", diz, prevendo o sucesso do tratamento do ex-presidente - sem especificar se o espiritual ou o tradicional. 

Em um dos únicos cômodos refrigerados na Casa Dom Inácio de Loyola - onde João descansa entre os trabalhos da manhã e da tarde às quartas, quintas e sextas - há uma foto autografada de Lula com a faixa presidencial, ao lado de dona Marisa.

O porta-retrato tem destaque ao lado das outras figuras políticas que ilustram a sala. Entre eles, Nelson Jobim, que foi ministro da Defesa, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO). Todos pacientes? "Não tenho pacientes. Tenho amigos", responde o médium. 

Política. Em Abadiânia, não há uma eleição sem que o apoio de João de Deus seja disputadíssimo. "Não sou um homem político. Meu voto é orar." Ele ainda mostra títulos, diplomas e certificados, que garante não lhe renderem qualquer vaidade.

Sobre a medicina, ele diz que tem o respeito dos colegas, inclusive dos médicos de Lula, e que os visitantes da casa são orientados a permanecer com o tratamento tradicional. "Os médicos têm uma missão de curar também e estudaram para isso." Ponto. Prefere mudar de assunto. 

O humor do médium muda tanto quanto as entidades que o incorporam. Alguns dizem sete, outros, 30. Falar sobre o paciente ilustre e sobre as críticas às atividades da casa não lhe agrada, e ele segue respondendo sobre a certeza da missão. "Meu trabalho é dormir. Não curo ninguém. Quem cura é Deus," diz, logo depois de comentar que não dormia há 36 horas. 

Na última quinta-feira, João de Deus atendeu os mais variados casos. Mulheres com dificuldades de engravidar, tumores, dores crônicas, desempregados, viciados em drogas. 

A triagem dos pacientes é feita pela manhã. Em minutos, ele prescreve o tratamento. As operações visíveis não duraram mais que cinco minutos. Quem não pode se deslocar até Abadiânia manda fotos ou peças de roupa por intermediários. As curas de João, garantem os funcionários da casa, podem ser sentidas à distância.
 

IMAGEM PROPRIO ARTIGO

MAE DE XUXA RECORRE Á MÉDIUM JOAO DE DEUS

Dona Alda, mãe de Xuxa, recebeu o médium João de Deus
(Foto: AgNews)

 
MAE DE XUXA RECORRE Á MÉDIUM PARA TRATAR MAL DE PARKINSON
POR VIVI MASCARO
 
Além de cirurgia na Argentina, Dona Alda Meneghel, mãe de Xuxa, recorreu à fé para tratar o mal de Parkinson, doença degenerativa que sofre há alguns anos. O médium João de Deus, do centro espírita Casa Dom Inácio de Loyola, no interior de Goiás, foi ao Rio exclusivamente para encontrar a mãe da apresentadora na última semana. Ele também fez algumas visitas ao ex-presidente Lula durante seu tratamento contra um câncer, em São Paulo, no início do ano. Em março, chegou a ser entrevistado pessoalmente por Oprah Winfrey, para o canal de TV da apresentadora americana.

 
FONTE.: http://colunistas.ig.com.br/vivimascaro/2012/05/30/mae-de-xuxa-recorre-a-medium-para-tratar-mal-de-parkinson/
IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO

 

MARCOS FROTA PASSA DIAS EM CENTRO ESPIRITA DE GOIAS

Jan Milan, João de Deus e Marco Frota na Casa Dom Inácio de Loyola
(Foto: Coluna Vivi Mascaro)
 
MARCOS FROTA PASSA DIAS EM CENTRO ESPIRITA DE GOIAS
VIVI MASCARO
 
 Habitué de Abadiânia, no interior de Goiás, Marcos Frota passa esses dias por lá para se encontrar com João de Deus, na Casa Dom Inácio de Loyola. O ator é frequentador assíduo do centro espírita e chegou a levar o médium ao seu circo, no Rio, na última semana – durante passagem de João de Deus pela cidade para tratamento de Dona Alda Meneguel, mãe de Xuxa. 
 
IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO
 

FILME JOAO DE DEUS

Frota e João de Deus no circo
 (Foto: Coluna Vivi Mascaro)
 
FILME JOAO DE DEUS:
EM PAUSA NO TRABALHO, MARCOS FROTA LEVA O MEDIUM JOAO DE DEUS AO CIRCO NA SUÍSSA
COLUNISTA: VIVI MASCARO

 Marcos Frota está envolvido com as filmagens do longa-metragem sobre a vida de João de Deus – ele interpréta o médium no novo projeto do diretor Candé Salles, que chegou a morar em Abadiania, Goiás, por cinco meses para acompanhar o trabalho de João de Deus na casa espírita Dom Inácio de Loyola. Lá começaram as gravações do filme, idealizado por Marcus Elias. Nos últimos dias, a equipe passou temporada na Suíça a trabalho, e contou com a presença do próprio médium, que completou 70 anos, e sua esposa, Ana. Em Zurique, Frota levou João de Deus ao circo Krone, o mesmo que Michael Jackson frequentava com os filhos.


IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO


MARCOS FROTA VIVERÁ MÉDIUM JOÃO DE DEUS NO CINEMA

Marcos Frota - o papel da vida /Foto: Reprodução
 
MARCOS FROTA VIVERÁ MÉDIUM JOÃO DE DEUS NO CINEMA
 
Marcos Frota prepara-se para o que ele chama de ‘o papel da sua vida’. O ator vai interpretar o médium João de Deus em um filme dirigido por Candé Salles sobre a vida do homem que atende pessoas em sua fazenda, localizada em Abadiânia, interior de Goiás, afirmando ter o dom de realizar cirurgias espirituais sem anestesia. “Nos conhecemos há 20 anos. Estive recentemente no aniversário de 70 anos dele e, para minha surpresa, ele me escolheu diante de todos os amigos para interpretá-lo no cinema. Não foi uma escalação de elenco, foi um chamado mesmo. Eu o respeito muito e estou muito honrado”, diz o ator sobre o médium que é famoso entre políticos e celebridades e constantemente recebe estrangeiros em busca da cura de doenças — em março João foi entrevistado em Goiás por Oprah Winfrey para seu programa TV. “Ele é um brasileiro com B maiúsculo”, afirma Frota.
 
IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO
 

OPRAH WINFREY FALA SOBRE JOÃO DE DEUS


"Eu não pegaria nada para a minha viagem agora". Este é o trecho de uma canção religiosa, que eu cantava na igreja quando menina, muito antes de eu entender o seu verdadeiro significado.  

Atualmente eu gosto cantar esse pequeno hino. Por quê? Porque eu sei que mesmo o pior dos tempos estão sempre a preparar-me para o melhor. 

Em março deste ano, tive que demitir 30 pessoas de minha empresa. Era parte de uma reestruturação que precisava ser feita para ajustar o negócio ao seu tamanho real: muitas pessoas foram contratadas para uma firma que estava apenas começando. Era como se tivesse um único restaurante com o dobro de funcionários e uma clientela ainda por estabilizar. Como CEO era o meu trabalho tomar a decisão. Foi doloroso para mim e devastador para algumas das pessoas que deixamos ir.
 
Parecia um revés. Uma derrota. E em todos os lugares via as manchetes sobre mim e minha rede de TV "lutando" para sobreviver. Tentei argumentar sobre isso, mas eu estava muito fraca até mesmo para escrever. Então, decidi ficar completamente em silencio. Então eu perguntei a Deus: O que você quer que eu faça agora? A resposta veio na forma de uma nova missão para o capítulo seguinte: uma viagem ao Brasil para entrevistar João de Deus, o curandeiro que é conhecido por realizar milagres. 

Eu tinha lido muitas histórias sobre este homem, incluindo o detalhado depoimento da nossa editora-chefe, Susan Casey, em dezembro de 2010 . Mas eu queria ver por mim mesma. Então eu fui para Abadiânia, a cidade brasileira no interior do estado de Goiás, onde as pessoas de todo o mundo acorrem para uma jornada de consolo, cura e ajuda às suas moléstias físicas e espirituais. 

Sei que mesmo o pior dos tempos estão sempre a preparar-me para o melhor. 

Já na "Casa Santo Inácio", cerca de 200 de nós, todos vestidos de branco, sentamo-nos em uma sala de meditação silenciosa. Outros estavam formando uma fila para ver João de Deus, alguns em cadeiras de rodas, alguns carregando crianças, outros em bengalas e muletas. Só de estar na presença de tanta esperança foi humilhante.
 
Eu fui ao Brasil preparada para não acreditar nos meus olhos. Mas o corpo não mente. Quando João de Deus entrou na sala e realizou sua primeira cirurgia em uma mulher cujo braço estava paralisado, ele me pediu para chegar mais perto para ver.
 

Como ele fez uma incisão de poucos centímetros acima do peito da mulher, pensei, sim, que era uma faca de verdade, e sim, que é sangue real escorrendo sobre sua calça branca. Como é que isso acontecia sem anestesia, sem ela nem mesmo vacilar?

Enquanto eu olhava, meus dedos começaram a ficar "quentes". O calor aumentou através de meus braços e peito até que eu senti que poderia implodir. É o meu corpo explodindo? Estou passando para fora? Eu me assustava e não compreendia o que estava acontecendo e imediatamente busquei minha cadeira para conseguir me equilibrar.

 "Você está bem?" Heather Cumming, o tradutor que me acompanhava, perguntou.

"Eu preciso me sentar", murmurei. E, enquanto eu desabava sobre a cadeira, Heather me socorria com uma garrafa de água.

Eu não sei bem o que estava acontecendo comigo. Bebi lentamente a água e tentei me recompor.  

Fechei os olhos e me sentei em silêncio, sentindo o ritmo de minha respiração. Lágrimas de gratidão começaram a fluir. Gratidão por toda a viagem da minha vida não. Nem tudo que tinha ido bem, mas muitas coisas que poderiam dar errado simplesmente não deram.

Senti uma enorme sensação de paz. Apenas uma semana antes, eu estava quase no ponto de desistir. Agora eu sorria internamente com as voltas e reviravoltas que esta jornada de construir uma rede de televisão tinha se tornado. E como Ele (Deus) tinha me trazido diretamente ao lugar que eu mais precisava estar para obter esta perspectiva de vida.

E isso foi apenas a primeira hora de um dia cheio de orações, bênçãos e abraços de desconhecidos, todos nós buscando a luz de algo maior do que nós mesmos.
 
O que eu sei com certeza: Não importa onde você está no seu caminho, ele é traçado exatamente para que você chegue onde precisa chegar. E o caminho a seguir é sempre em frente. Não, eu não levaria nada especial para a minha viagem agora.
A partir da Revista OW. Leia no original
IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO

domingo, 11 de novembro de 2012

JOÃO DE DEUS E O PODER DA FÉ - 04

PARTE-04
 
Centenas de pessoas participam da meditação diária

Se você passar um tempo em Abadiânia, você vai ouvir a frase "as entidades" com tanta frequência que, por vezes, e você vai passar a usá-la como se fosse uma coisa completamente normal a dizer. O que realmente significa, porém, é tão extraordinário que desafia nosso senso do que é lógico ou mesmo possível neste mundo: "as entidades de cura que trabalham através de João de Deus são os espíritos dos falecidos médicos, cirurgiões, mestres e santos", explica Heather, com naturalidade. Estes espíritos usariam o corpo de João, canalizando o seu poder através dele. Às vezes os espíritos aparecem de forma anônima, mas também existem vários que fazem aparições regulares. Entre eles, o Dr. Augusto de Almeida, um cirurgião e soldado do exército com um jeito sério e eficiente; o Dr. Oswaldo Cruz, cujas especialidades eram as doenças infecciosas e bacteriologia; São Francisco Xavier, co-fundador da Ordem dos Jesuítas, junto com o patrono da "Casa", Santo Inácio de Loyola, um padre e um nobre do século 16. Apesar da presença dos santos, o médium João de Deus, que nasceu católico, deixa claro que a "Casa" não é uma igreja, mas sim um hospital espiritual. "Minha missão nada tem a ver com religião", ele disse. "Para se conectar ao poder da Deus, você não tem que visualizar um grande homem com uma barba grisalha. "

Em essência, são as entidades que fazem o trabalho pesado, que cortam o desenvolvimento de doenças, amenizam a escoliose ou limpam a catarata. E, se você aparece no pequeno hotel de Heather, provavelmente está predisposto a acreditar, embora isso não seja necessário. Na "Casa", os céticos são bem-vindos como crentes. Muitos cientistas tornaram-se apaixonados por João de Deus e passaram a defendê-lo depois de visitar o centro e testemunhá-lo em ação.

Joao de Deus atende uma “paciente”

O MÉDIUM - Aos 62 anos, João de Deus tem uma reputação solidamente construída, mas o ato de deixar os espíritos utilizarem seu corpo ainda exige muito do homem simples. Quando o processo começa, ele sente uma espécie de calor radiante que o deixa um pouco tonto. Esta sensação é acompanhada por "uma paz espiritual intensa e uma felicidade indestrutível". O que acontece em seguida é o desaparecimento do fazendeiro que cuida da terra e o surgimento do medium que cuida das pessoas.

Para ajudar a alimentar esse processo (e para ajudar a sua própria cura), as pessoas são convidadas a fazer um recolhimento espiritual. A prática envolve sentar-se em uma das dezenas de cadeiras em torno de João de Deus e meditar por horas. Da mesma forma que a eletricidade circula pela fiação de um edifício, a corrente criada por este grupo de pessoas opera os primeiros passos da "cura". Em um determinado dia, talvez 400 pessoas formam a corrente diária e relaram um estado tão profundo que parecem estar dormindo ou anestesiados.

 

JOÃO DE DEUS E O PODER DA FÉ - 03

PARTE-03


"Impossível", o radiologista tinha dito. Não houve qualquer explicação médica para isso. "Se nós compreendêssemos o papel que João de Deus está desempenhando na reversão da doença," diz o médico, "nós deveríamos estar fazendo isso aqui."



Quando você considera as inúmeras coisas invisíveis que tem uma inegável energia -- como as ondas de som, microondas, as emoções como raiva ou inveja, o vento e, claro, o poder universal do amor --, parece tolo invocar o olho nu para fazer a prova do "nada". No entanto, isso é o que fazemos. Tabelas e gráficos, raios-x e exames comprovam aquilo que sabemos existente, mas a crença sem a documentação, algo que percebemos com um dos nossos cinco sentidos, é considerada uma fé cega.

O que eu acredito? Eu não tinha certeza. Histórias como as de Edwene eram interessantes, mas eu não estava convencida. Gostaria de saber se a prova adicional que eu estava buscando seria encontrada no Brasil. Gostaria de saber se João de Deus preencheria o buraco que se criou dentro de mim e me ajudaria a amar minha vida de novo, uma vida que não continha o meu pai. "Nenhuma doença física ou psíquica é além da possibilidade de cura", diz um folheto distribuído na "Casa Dom Inácio". "A cura pode ser física ou espiritual". Era impossível ver esta afirmativa e não pensar em milagres, mistérios e poderes sobrenaturais.
 
O "Hotel Rei Davi" é um modesto prédio de dois andares, pintado de um verde jade macio. Oito vezes por ano, cerca de 15 visitantes ocupam seus quartos, de onde são guiados pelo proprietária, Heather Cumming, para ver João de Deus. Nascida no Brasil, de pais escoceses, levantadas na pecuária interior do país, Heather fala português perfeito, bem como espanhol, francês, inglês com um suave sotaque. Ela é alta e tem uma maneira delicada. Quando o meu táxi parou na manhã de domingo, ela me cumprimentou com um abraço. Um grupo que tinha chegado na semana anterior estava lá, ela explicou, mas eu não poderia vê-los todos, porque muitos estavam se recuperando de uma cirurgia invisível, dormindo o tempo todo.

Em Abadiânia, a semana é dividida em duas partes: de sábado a terça-feira, quando a "Casa Dom Inácio" é pouco frequentada, porque o médium João de Deus não está na residência; e de quarta a sexta-feira, quando ele dirige seu Ford 250 pickup de sua fazenda nos arredores da cidade vizinha de Anápolis, deixando para trás sua esposa, Ana Keyla Teixeira Lourenço, e vê centenas de pessoas desde o amanhecer até o anoitecer.
 
Heather tem uma ligação estreita com a "Casa Dom Inácio". Como estudante de Reiki e xamanismo, ela chegou a Abadiânia dez anos atrás, em uma busca espiritual. Durante sua visita, o espírito que dirigia os trabalhos por intermédio de João de Deus convidou-a para observar uma cirurgia física. "De repente, senti uma onda de energia, muito agradável, mas muito forte", lembrou. "E então eu acordei em uma maca". Em outra ocasião, ela foi às lágrimas. "Eu estava chorando e o médium João de Deus perguntou-me porquê. Eu lhe disse que tinha experimentado o amor incondicional pela primeira vez."

Agora Abadiânia é o lar de Heather. Ela também é co-autora do livro "João de Deus: o Curandeiro Brasileiro que tocou as vidas de milhões". E, nesta minha chegada, ajudou a levar minha bagagem até o segundo andar, quando ela aconselhou: "Não acredite em tudo você pensa".

Meu quarto era simples e limpo, com uma aura de tranquilidade que me fez deitar imediatamente e dormir por cinco horas. Eu acordei ao cair da noite, sentindo-se desorientada. A luz da noite derrava-se através de minha janela. Não havia ninguém por perto. Saí pela porta da frente e caminhei ao longo da estrada até a "Casa". O céu estava cor de laranja e vermelho exuberante, as aves ainda estavam cantando e um cão amarelo de aparência feliz saiu da estrada e correu ao meu lado. Eu andei por pequenas lojas, algumas das quais tinham em exposição roupas brancas -- uma vestimenta recomendada por "João de Deus" para ser usada durante as sessões, pois facilitaria ver a aura das pessoas.
 


Havia uma série de pequenos hotéis, pintados com cores vivas, alinhados lado a lado: lilás roxo, canário verde, amarelo limão. Um deles, um edifício cor de coral de um só andar, aberto para a rua, exibia num telão um vídeo sobre o médium da cidade. Um público de cerca de 20 pessoas estava sentado vendo João de Deus cortar o peito de um homem com o que parecia ser uma faca enferrujada. Os olhos do homem estavam fechados, e ele parecia calmo enquanto um filete de sangue escorria por sua camisa branca.


IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO
 

sábado, 10 de novembro de 2012

JOÃO DE DEUS E O PODER DA FÉ - 02

PARTE-02
 
Pacientes chegam a Abadiânia de todo o mundo
 
"Eu estive esperando por você", disse Edwene Gaines no corredor do avião que nos levou à longa viagem com destino a Abadiânia, no Brasil. Ela tinha 71 anos, com cabelos platinados curtos e um sotaque do sul dos mais bonitos que eu já ouvi, evidentemente natural de Valley Head, Alabama. "Você está indo a trabalho ou por prazer?", perguntou ela, iluminando o rosto com um sorriso.
 
Por um momento eu não sabia o que dizer. Afinal, estava indo ao encontro de um "curandeiro espiritual" brasileiro famoso em todo o mundo e procurava em mim mesma as razões daquela aventura. "Prazer, eu espero", disse. "E você?", perguntei. "Oh, eu estou indo ver João de Deus."

E com isso nós partimos num avião 757, de Atlanta para Brasília. Logo descobrimos que no mesmo vôo estava uma chilena chamada Edwene, uma pastora e palestrante motivacional, autora de "As Quatro Leis Espirituais da Prosperidade", e que contou a história de seu aneurisma cerebral, considerado inoperável por cinco neurocirurgiões. "Procure deixar suas coisas em ordem", teria sido a última recomendação dos médicos. "E tente não espirrar", completaram os médicos, admitindo sua absoluta fragilidade. "Então eu percebi que não estou pronto para ir ainda". Após o diagnóstico atroz, por insistência de seu grupo de oração (no qual todos disseram que receberam a mesma visão de João de Deus iria curá-lo), Edwene viajou para a "Casa Dom Inácio". "Eu estava nervosa e cética", disse ele. "Mas o que eu tenho a perder?"
 

Quase que imediatamente à sua chegada, a entidade espiritual que acompanha o médium realizou a cirurgia invisível sobre ela. Foram 40 minutos de um processo que o envolveu profundamentre, sentado em uma sala de meditação em grupo, com a mão direita sobre o coração. Ninguém tocou nela, mas, Edwene lembra: "senti as coisas se movendo em minha cabeça. Não houve dor, mas foi diferente". Depois disso, o pastor caiu exausto por 24 horas. Oito dias depois, foi informada que os "pontos" seriam removidos. "Naquela noite eu pude sentir na minha cabeça: ping! ping! ping!, como se pontos fossem puxados para fora". Posteriormente, uma tomografia computadorizada revelou a verdade: seu aneurisma se foi. "Sou muito grata", disse, apontando para os céus. Desde então, ela voltou à "Casa Dom Inácio" por duas vezes, na última trazendo um grupo de 20 pessoas que também procuravam cura.
 
RAZÕES PESSOAIS

 - Minha razão para visitar o João de Deus foi menos traumática. No entanto, a experiência foi igualmente impactante. Enquanto eu estava sentada no avião, me lembrei que faxia dois anos que meu pai havia morrido repentinamente de um ataque cardíaco. Nós éramos muito próximos e ele tinha apenas 70 anos, estava em plena forma. Até aquele momento eu tinha sido quase ridiculamente protegido da tragédia, e eu não estava preparada para o tsunami de tristeza que tomou conta de tudo o que eu sabia. Nós todos temos nossos encontros com o desgosto, mas este tipo de tristeza era algo desconhecido para mim. Ele vasculhou tudo, deixando meus nervos e emoções expostas. Era um peso físico real que eu arrastava. Era como se eu usasse óculos escuros todo o tempo, olhando e não vendo nada, apenas o dia cinzento, zangada com o universo por ter tirado o meu pai. Os dias de sol tinha desaparecido e eu precisava da minha vida de volta. Quando alguém mencionou "João de Deus" numa conversa, o nome ficou na minha cabeça. Eu nunca tinha ouvido falar do homem, mas por alguma razão eu era obrigada a saber mais.
 
Apesar do ceticismo generalizado, a evidência mostra que a energia de cura não só existe, mas pode ser profundamente poderosa. Tratamentos orientais tradicionais, como acupuntura e o Reiki, servem para reforçar o corpo e sua energia vital, conhecida como chi ou prana. Mas a oração como um canal para a cura eu ainda não conhecia em profundidade.
 

Embora a crença na eficácia da oração seja tão antiga quanto a civilização, os resultados são difíceis de definir. Bernard Grad, PhD., biólogo canadense de McGill University, trabalhou com um medium chamado Oskar Estebany, realizando estudos controlados no final dos anos 50 e 60. Usando ratos que tinham sido uniformemente feridos, Estebany colocaria as mãos sobre as gaiolas, disposto a curar os animais. Os resultados foram dramáticos: em um experimento, as feridas em ratos tratados por Estebany eram "significativamente menores" do que as dos ratos que tinham sido deixados para cicatrizar por si próprios. A equipe também descobriu que as sementes da planta exposta a cura energética cresceu a um ritmo mais rápido. Havia uma força aqui, eles concordaram, e ele parecia estar fazendo algo benéfico. O que era essa força, no entanto, ninguém poderia dizer com certeza.
 
Um médico que sabia de meu interesse em João de Deus me ofereceu seu precioso relato. Mehmet Oz, como um cirurgião cardíaco, a sua formação tinha sido rigorosamente científica, mas ele queria saber sobre o que a medicina ocidental ainda não sabia. "Acho que a grande nova fronteira é abrir as portas para a medicina da energia", disse. "Isto amplia as nossas possibilidades de cura".
  
E as histórias que saem de Abadiânia desafiou postura ortodoxa da medicina. Há cinco anos, Oz tinha participado de um programa na "Primetime Live", que teve como foco João de Deus. Ele examinou horas de filmagens das sessões de cura, verificou exames e laudos de biópsia, mas havia resultados que não podia explicar; como o encolhimento de um cancro agressivo, por exemplo. "Um dos pacientes tinha um glioblastoma, que é um tumor cerebral extremamente mortal," lembrou Oz. "A doença estava no nível 4 e, após a biópsia, ficou provada a cura". Como uma credencial adicional, a biópsia foi feita no "Hitchcock Medical Center", em Dartmouth, um hospital de destaque. "Eu levei os exames até o meu médico radiologista, juntamente com um novo conjunto de exames do paciente [tomada depois de sua visita a João de Deus], que mostrou que o tumor havia calcificado e, essencialmente, morreu."


POR.: SUSAN CASEY

IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO
 


JOÃO DE DEUS E O PODER DA FÉ - 01

PARTE-01

(IMAGEM) João de Deus em cena do filme "Healing" (Cura)

Em um canto remoto do Brasil, o homem conhecido como João de Deus está mudando a vida das pessoas de um modo surpreendente. Pode a crença curar uma doença? Energia pode curar?

Descendo a rua principal empoeirada de Abadiânia, um pedaço de uma cidade na região central do Brasil, vejo centenas de pessoas vestidas de branco. Algumas pessoas se sentam em cadeiras de rodas, algumas aparecem mancando de muletas ou bengalas. Eles são jovens e velhos. Eles vêm de um quarteirão de distância, mas também podem vir do outro lado do mundo. E estão todos aqui por uma razão: para ver João Teixeira de Faria, um homem de 68 anos de idade, popularmente conhecido como "João de Deus".

Aqui, no final da Avenida Francisca Teixeira Damas, pouco antes do asfalto se transformar em poeira vermelha, há um conjunto de prédios chamados de a "Casa de Dom Inácio de Loyola". Ali João de Deus já atendeu a milhares de pessoas, incluindo muitos que ouviram de seus médicos estas palavras: "Não há nada mais que se possa fazer". E de alguma forma, depois de visitar à "Casa" e conversar com este homem, depois de seguir as orientações espirituais que recebemos aqui, algumas dessas pessoas conseguiram fazer o inesperado: elas reviveram. Voltaram às suas casas totalmente curados.

O HOMEM

- Por 52 anos João de Deus tem participado desse tipo de milagre e, demonstrando humildade, não aceita crédito pelo que realiza. "Eu nunca curei ninguém. É Deus que cura", ele costuma dizer. Nascido pobre no estado de Goiás, muitas vezes com fome em sua juventude, João frequentou a escola por pouco tempo e nunca aprendeu a ler ou escrever, decidindo trabalhar como alfaiate já adulto.

O primeiro vislumbre de seu grande dom ocorreu aos 9 anos, quando, como diz, ele previu que uma tempestade repentina destruiria casas em Nova Ponte, uma vila próxima. Fazia um dia lindo e as pessoas fizeram pouco de sua profecia. Quando 50 casas foram danificadas por ventos com força de furacão, ninguém tinha uma explicação lógica. A extensão da sua capacidade se tornou ainda mais evidente com a idade de 16 anos, quando João, cansado, faminto e procurando um lugar para se lavar, teve uma visão de uma bela mulher descendo pelo rio. Ela lhe deu o endereço de um centro espiritual e lhe disse para ir lá. Ele foi e imediatamente desmaiou. Quando ele acordou, horas mais tarde, uma atônita multidão se reunia em torno dele.

Disseram João que ele tinha realizado curas durante toda a tarde. Ele chegou a acreditar que a mulher que o guiou foi Santa Rita de Cássia, e que enquanto ele estava inconsciente, o espírito do Rei Salomão teria comandado seu corpo e realizado o trabalho de cura.

O Brasil tem raízes profundas nas tradições do xamanismo e do espiritismo, os quais apresentam a noção que os indivíduos podem cruzar as fronteiras entre esta existência terrena e o pós-vida. Neste caso, seria perfeitamente compreensível que o Rei Salomão ou outro espírito qualquer tenha colaborado para oferecer ajuda, incorporando no corpo de João. Na maioria dos casos as curas que ele executa são consideradas "cirurgias invisíveis" que nem sequer envolver o toque, mas há ocasionais procedimentos que incluem cortes reais.

Para João de Deus, ou como é conhecido em Abadiânia, "médium João", a realização de seu dom foi acompanhada por muita perseguição e ações judiciais em que era acusado de exercício ilegal da medicina. Isso não interrompeu sua missão de ajudar qualquer pessoa que o procurasse. Com o tempo e o reconhecimento público, passou a receber ajuda de políticos brasileiros, de um ex-presidente e de prefeitos de diversos municípios brasileiros. Ele acabou sendo aceito e até mesmo protegido.

MILAGRES OU FARSA

- A questão que se coloca a todos os crentes em seus dons espirituais e aos céticos é explicar como um tumor maligno desaparece do corpo de alguém. Como uma pessoa cega acaba vendo de novo, como coxos andam de um dia para o outro, como a escuridão se transforma em luz? O desafio não é pequeno. A nossa busca nessa viagem ao Brasil foi de mentes racionais que explicassem tais mistérios. E a conclusão é que, em Abadiânia (GO), Brazil, aparecer para ver João de Deus é um ato de fé.

A partir de "The Oprah Magazine". Leia no original
FONTE: http://www.oprah.com/spirit/Spiritual-Healer-John-of-God-Susan-Casey/2
IMAGEM: DO PROPRIO ARTIGO